Menu

ENEM

Use o nosso Simulador para testar sua nota de candidatura.

Para efeitos de candidatura para o ano letivo 2019-20, podem ser usados os resultados do ENEM obtidos em 2018, 2017 e 2016.

Áreas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e suas ponderações, para os titulares de diploma do Ensino Médio - Brasil

Curso Área do ENEM e respetiva ponderação Pré-Requisitos
Enfermagem (1º Ciclo) * Ciências da Natureza e suas tecnologias (80%) + Linguagens, códigos e suas tecnologias (10%) + Redação (10%) ** Grupo A - Comunicação Interpessoal
Ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional e de comunicação interpessoal a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia.
Acupuntura (1º Ciclo)
Osteopatia (1º Ciclo)
* Nos termos da alínea c) do n.º 2 do artigo 4º do Regulamento do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para o Estudante Internacional, os candidatos serão elegíveis desde que tenham obtido classificação mínima de 475 em cada uma das componentes.  
** Emitido em modelo próprio, por médico em Portugal   

Conversão das Classificações do ENEM e Cálculo da Nota de Candidatura, para a escala de classificação portuguesa (proporcional): 
(Nota aritmética ponderada das áreas relevantes para o curso) * 200 / 1000
 
Classificações ENEM (mínimo 475 em cada uma das áreas relevantes para o curso): 
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (N): 475
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologia (L): 475
- Redação (R): 475
 
 
Cálculo da Nota de Candidatura aos cursos de Licenciatura: 
= [Ciências da Natureza e suas Tecnologias (N) * 80% + Linguagens, Códigos e suas Tecnologia (L) * 10% + Redação (R) * 10%] * 200 / 1000 =
= [475 (N) * 80% + 475 (L) * 10% + 475 (R) * 10%] * 200 / 1000 =
= [(N) 380 + (L) 47,50 + (R) 47,50] * 200 / 1000 =
= 475 * 200 / 1000 =
= 95000 / 1000
95

 

Legalização Documentos Brasileiros

Orientações sobre legalização de documentos

Procedimentos para documentos específicos

  • Documentos de identificação pessoal
  • Documentos escolares e académicos

Documentos emitidos no Brasil

 

Apostilha de Haia - apostilhar documentos

Os cartórios credenciados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) têm acesso ao Sistema Eletrônico de Informação e Apostilhamento (CEI Apostilha) e o processo é feito de forma bem simples: no próprio cartório credenciado, ao fazer as autenticações, apenas solicite o apostilamento do documento e eles farão para você.

A apostilha é impressa num papel especial, com um QR Code, e é adesivada no verso do documento original que foi apresentado. Além disso, o documento é digitalizado no cartório junto com a versão digital da apostila, armazenando o processo e garantindo a autenticidade para os países que fazem parte deste acordo. Prático, simples e rápido. Tudo feito apenas no cartório credenciado.

 

ATENÇÃO:

Geralmente, para efeito de estudo, os únicos documentos que devem ser apostilhamentos são: o Diploma de Graduação Secundária, Superior (Bacharelado/Licenciatura, Mestrado e Doutorado) e o Histórico Escolar de cada um. De acordo com a candidatura ao grau que pretende deve apostilar apenas o certificado (diploma) do último grau que possui no Brasil.

Antes de solicitar o apostilhamento no cartório credenciado, você deve solicitar à secretaria da instituição emissora do diploma e histórico escolar onde deve reconhecer firma das assinaturas constantes nestes documentos. Há diplomas que contém diversas assinaturas e estas podem estar em cartórios diferentes. Caso tenha alguma dúvida em relação ao reconhecimento dessas assinaturas, entre em contato com o cartório credenciado para questiona-los. Afinal, eles poderão ajuda-lo nessa questão para evitar idas e vindas desnecessárias.

Consulte os cartórios habilitados aqui.

Dica: No caso de precisar fazer equivalência de curso em Portugal, precisará do Programa Completo das Disciplinas que cursou. Estas são chamadas de “ementas disciplinares”. Estes programas devem conter, em todas as páginas, o carimbo da Instituição de Ensino Superior e estarem rubricadas pela pessoa responsável (secretária geral). Antes de fazer a legalização pela Apostilha de Haia, encaderne as ementas disciplinares. Assim, pagará apenas como se fosse um único documento e não será necessário legalizar página a página.

 

Como apostilhar as Notas do ENEM?

O documento impresso pela internet não pode ser apostilado diretamente. Portanto, para que as notas do ENEM sejam apostiladas proceda da seguinte forma:

- Coloque a cidade e a data manualmente;

- Coloque o seu nome legível e assine;

- Vá até o Cartório e reconheça a sua assinatura;

- Apostilhe este documento em cartório habilitado para tal.

 

CDAM - PB4

Certificado de Direito à Assistência Médica - CDAM (PB4)

É um certificado oriundo de acordos previdenciários assinados pelo Brasil com Cabo Verde, Itália e Portugal, que permite que o brasileiro (nato ou naturalizado e estrangeiros residentes no Brasil e contribuintes da Previdência Social) que esteja em um desses países possa ser atendido na rede pública dos países acordados como cidadão local. Ou seja, em Portugal, por exemplo, se o português pagar por um procedimento de saúde, o brasileiro também deverá pagar em igual característica. Da mesma forma, os procedimentos gratuitos ao nativo também serão gratuitos aos portadores do CDAM.

O acesso à rede pública de saúde em Portugal é feito por meio da apresentação do CDAM, emitido pelo Ministério da Saúde do Brasil. A emissão do CDAM é realizada pela Gestão de Pessoas em todos os Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde e no Distrito Federal, garantindo o atendimento em todo território nacional.

Em Portugal, de posse do PB4, deverá deslocar-se ao Centro de Saúde da área de residência para fazer a inscrição no Sistema Nacional de Saúde Português, para então ter direito a atendimento na rede pública e aquisição de medicamentos com co-participação do Estado português, nas mesmas condições do cidadão nacional.

 

Portal Consular

Portal Consular - Ministério das Relações Exteriores – Brasil

 

FAQ - Perguntas Frequentes

em desenvolvimento...

 

Revalidação de Diplomas

A revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil estão sujeitos à legislação brasileira aplicável à matéria.

A Fundação Carolina Bori (que regula a revalidação de diplomas de graduação – 1º Ciclo – ou reconhecimento de diplomas de pós-graduação, mestrados e doutoramentos, no que respeita a Estudantes internacionais brasileiros que tenham concluído ou que venham a concluir um curso em Portugal, deverão proceder nos termos das indicações que nos foram transmitidas.

Para que sejam válidos no Brasil, todos os diplomas obtidos no exterior precisam ser revalidados (diplomas de graduação) ou reconhecidos (diplomas de pós-graduação) por uma universidade brasileira habilitada. Para tal, é necessário que o próprio diplomado solicite a revalidação/reconhecimento.

Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas brasileiras que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente. Os diplomas de mestrado e de doutorados expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades brasileiras (públicas ou particulares) que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.

A Plataforma Carolina Bori  é a ferramenta que poderá ser utilizada pelos diplomados para solicitarem a revalidação e/ou reconhecimento do seu diploma estrangeiro, de modo online, sem ter que se deslocar até a universidade de sua escolha. Na plataforma o diplomado poderá:

- Cadastrar-se no sistema;

- Selecionar a universidade disponível para revalidar/reconhecer o seu diploma;

- Obter a relação de documentos necessários;

- Fazer o upload da sua documentação;

- Aguardar o retorno da instituição sobre a situação dos documentos transmitidos;

- Receber boleto para pagar as taxas e enviar comprovante de pagamento.

A adesão à Plataforma Carolina Bori não é obrigatória, de modo que nem todas as universidades brasileiras aderiram a ela. Caso o diplomado deseje revalidar/reconhecer seu diploma em uma universidade não aderente deverá