Menu

Mobility and International Cooperation

COVID-19    Estudantes Erasmus+

"A DGES encontra-se a divulgar: Carta aos estudantes - Os estudantes do Ensino Superior e o combate ao COVID-19
Em face das dúvidas colocadas por estudantes Erasmus+ sobre o impacto do Coronavírus nas respetivas mobilidades, a Comissão Europeia emitiu uma nota de orientações, que foram já remetidas para a sua instituição de ensino superior pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

Assim, os estudantes podem interromper a sua mobilidade invocando a cláusula de força maior, conforme indicado na informação constante da página de internet da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (aqui). Neste caso, os estudantes poderão solicitar o reembolso de despesas adicionais em que incorram, devendo para o efeito contactar a sua instituição de ensino superior para informação acerca dos procedimentos a observar.

Informa-se, ainda, que, de acordo com as normas indicadas pela Comissão Europeia, fica garantida a possibilidade de conclusão da mobilidade no espaço de 12 meses.
Os estudantes ainda em mobilidade devem registar-se na seguinte ligação, para informação às autoridades consulares da sua situação: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/alertas/coronavirus-covid-22 

Para mais informações, poderá consultar na página da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), a Nota de Esclarecimentos remetida pelo Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Ver mais em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/covid-19-avisos


     


A Erasmus Student Network – ESN apresenta um Relatório: Student Exchanges in Times of Crisis - Research report on the impact of COVID-19 on student exchanges in Europe, que resulta da aplicação de um questionário aos estudantes a desenvolver mobilidade internacional no período de Pandemia, com o objetivo de fornecer um melhor suporte aos estudantes internacionais e às instituições de ensino superior e Agências Nacionais. O Relatório procura entender o sentimento dos estudantes e fornecer evidências baseadas nos dados recolhidos. No final, o relatório lista um conjunto variado de recomendações e exortamos todas as autoridades relevantes a considerá-las para ajudar os estudantes que vivenciaram este processo.

Neste sentido o GMCI, está a acompanhar a evolução destes assuntos e em cooperação com a Agência Nacional ERASMUS+ para encontrar as melhores soluções perante os cenários de mobilidade que estavam a decorrer neste período.

Consultar Relatório aqui


 

ESSNorteCVP provides local assistance to students and staff through the Mobility and Cooperation Internationalization Office (GMCI). And information available about the program in Erasmus CVP.

GMCI develops its action on issues related to ESSNorteCVP's relations with the national and international community, within the framework of teacher and non-teacher mobility programs, cooperation with educational and/or health institutions, with the aim of developing teaching activities, cultural extension research.

International Agenda

 

month / year day event local country
 May / 2019  2 - 10 From disability into ability: experience based learning in real context  Instituto Politécnico de Setúbal Setúbal, PORTUGAL
 May / 2019  10 DUO-Korea Fellowship Programme | Application: until 10 May 2019  online  
 May / 2019  20 - 26 Nature and Adventure Promoting Wellbeing   Oulu, FINLAND
 May-June / 2019  20 - 14 HAN Summer school: health, social studies and sports  HAN University NETHERLANDS
 May / 2019 22 - 24 Hands-On Internationalisation@home   Vienna, AUSTRIA
May-June / 2019 24-14 Hanze Summer School Hanze Universite of Applied Sciences NETHERLANDS
June / 2019 1 - 28 Ju Sumemr School 2019   SWEDEN

News

Programa de Mobilidade ERASMUS+ | fev2020

Testimony

under construction

Contacts

atendimento presencial | face-to-face service   atendimento não presencial | non presential service
Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional | Internacional Office   E-mail
Edifício nascente | East building   internationaloffice@essnortecvp.pt
2ª feira |  14:00h - 17:00h   Telefone | Phone
6ª feira |  09:00h - 13:00h   256 661 430