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Resumo

Os cuidados em fim de vida são associados muitas vezes aos Cuidados Paliativos. Este conceito começou a ser falado em meados do século XX, nomeadamente por Deily Cesaly Sanders (Neto, 2016). Os Cuidados Paliativos tentaram a partir dos anos 50 minimizar este impacto de morrer no hospital, de morrer sozinho, da morte ser vista pelas sociedades atuais como algo a esconder (Frias, 2003). Deste modo, a grande problemática é que com o aumento da esperança média de vida e a melhoria dos cuidados de saúde, por vezes o primeiro confronto com a morte surge em Ensino Clínico, expondo as fragilidades e vulnerabilidades dos estudantes que podem colocar em causa a sua aprendizagem ou a gestão de emoções (Serra, 2012). Este estudo tem como finalidade analisar a relação que existe entre as atitudes dos estudantes de enfermagem e os sentimentos vivenciados pelos estudantes face à morte e aos cuidados em fim de vida. E apresenta como objetivos: - Examinar a relação existente entre os resultados obtidos pelos estudantes de enfermagem que prestam cuidados a pessoas em fim de vida, relativamente à perspetiva que têm sobre a morte e os sentimentos experienciados. - Apurar se existem diferenças relativamente às atitudes em relação à morte e aos cuidados em fim de vida, tendo em consideração, a sua evolução ao longo dos 4 anos do curso de licenciatura, nomeadamente após a leccionação de temas específicos como os “Cuidados em fim de vida” e os “Cuidados Paliativos, de acordo com o género dos estudantes e de acordo com a sua experiência de morte de um cliente em ensino clínico. - Apurar se existem diferenças relativamente aos sentimentos em relação à morte e aos cuidados em fim de vida, tendo em consideração, a sua evolução ao longo dos 4 anos do curso de licenciatura, nomeadamente após a leccionação de temas específicos como os “Cuidados em fim de vida” e os “Cuidados Paliativos, de acordo com o género dos estudantes e de acordo com a sua experiência de morte de um cliente em ensino clínico. Este estudo possui um desenho misto, do tipo exploratório e descritivo, com recurso à recolha de dados através de um questionário, numa primeira fase, onde será solicitado aos estudantes que emitam a sua opinião e reflitam sobre as suas atitudes sobre o tema. Numa segunda fase, será construído um grupo focal, com docentes e estudantes de forma, a proporcionar uma discussão/reflexão relativamente ao tema lançado pelo moderador. Para o tratamento de dados, serão usados dois aplicativos informáticos que analisarão os dados quantitativos e qualitativos. A perceção das atitudes e sentimentos dos estudantes terá possíveis implicações para a prática, nomeadamente, na orientação destes, tanto em Ensino Clínico como em horas letivas.

  

Investigadores

Sónia Novais
Ana Catarina Fernandes
Ana Rita Aguiar
Ana Rita Sousa
Marta Filipa Almeida
Martim Afonso Raposo

 

Produção Científica

Almeida, M.; Novais, S.; Raposo, M.; Fernandes, A.; Sousa, A.; Aguiar, A. (2019). Conviver com a morte em ensino clínico: uma revisão de literatura. IV Conferência Internacional de Investigação em Saúde: em resposta ao mundo em mudança, Portugal (comunicação oral). 
Almeida, M.; Novais, S.; Raposo, M.; Fernandes, A.; Sousa, A.; Aguiar, A. (2019). Conviver com a morte em ensino clínico: uma revisão de literatura. IV Conferência Internacional de Investigação em Saúde: em resposta ao mundo em mudança, Portugal (abstract). 
Almeida, M.; Novais, SA..L.; Raposo, M.; Fernandes, A.C.; Sousa, A:R. & Aguiar, A.R. (2019). Experiências dos Estudantes de Enfermagem com a Morte em Ensino Clínico. Póster apresentado no XII Encontro Científico- Cuidar em Oncologia.