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Resumo

A parentalidade tem um papel determinante no desenvolvimento infantil e nas consequências individuais, familiares e sociais, que podem advir da inadequação dos processos de acompanhamento, formação e envolvimento com a criança. O conceito de parentalidade positiva é percebido como uma atitude parental, fundamentando-se no melhor interesse da criança com vista a otimizar o seu crescimento e desenvolvimento, devendo ser compreendido pelos pais e suportado pelos profissionais. Embora essencial para o bem-estar infantil, nem sempre os cuidadores sentem a responsabilidade da parentalidade e detêm os recursos necessários para um adequado desempenho da mesma, pelo que o desenvolvimento de intervenções de enfermagem para a capacitação dos pais é fundamental. Para a realização desde projeto considerou-se pertinente seguir uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, do tipo exploratória e quantitativa descritiva, aplicando um instrumento de recolha de dados (questionário e escala de parentalidade). O estudo tem como objetivos: identificar as intervenções de Enfermagem que podem potenciar o desenvolvimento de uma parentalidade positiva; conhecer as intervenções de Enfermagem, levadas a cabo pelos enfermeiros, para promover uma parentalidade positiva em pais de crianças até aos três anos de idade; identificar a existência de programas estruturados de apoio aos pais no exercício da parentalidade positiva; descrever as necessidades formativas dos enfermeiros, bem como as necessidades de aquisição e/ou mudança de atitudes e/ou comportamentos, permitindo posteriormente elaborar ou evidenciar programas que possam enriquecer esta área, de modo a traduzir ganhos para a criança, para os pais e para a comunidade em geral.

  

Investigadores

Manuela Ferreira
Alexandra Alvarinhas
Paula Alexandra Amaro
Regina Paula Martins
Sandrina Francisco
Sílvia Margarida Mendes

 

Produção Científica