Menu

Resumo

A enfermagem de saúde familiar tem como foco os cuidados de enfermagem à família como um todo, sem esquecer os seus membros individualmente. O Modelo Dinâmico de Intervenção Familiar (MDAIF), foi adotado pela Ordem dos Enfermeiros para dar respostas às necessidades dos enfermeiros portugueses. O MDAIF foi igualmente adotado pelas Escolas Superiores de Saúde/Enfermagem no ensino de enfermagem. Este estudo pretende dar resposta à questão de partida: De que forma os estudantes do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, de uma escola superior de saúde da Região Centro de Portugal, aplicam o MDAIF, à família enquanto cliente? Constituiu objetivo geral do estudo caracterizar os cuidados prestados pelos estudantes do CLE à família segundo o MDAIF.
Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, transversal, com uma amostra de conveniência, constituída por 37 estudos de caso às famílias avaliadas e intervencionadas pelos estudantes de enfermagem, através da aplicação do MDAIF. A análise de dados é feita através da análise documental dos registos de enfermagem presentes nos estudos de caso. Para a recolha de dados será utilizado um instrumento, concebido em formato Excel®, onde conste a categorização semântica segundo o MDAIF, sendo posteriormente transcrito para o software informático SPSS®, versão 21.
Serão garantidos os princípios éticos inerentes à investigação. Será solicitado consentimento informado e esclarecido aos participantes, e o pedido de parecer à comissão de ética e à instituição.

  

Investigadores

Manuela Ferreira
Catarina Sofia Pereira
Maria João Rodrigues
Mariana Paiva
Vânia Arrojado

 

Produção Científica