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Resumo

A atividade física tem um papel fundamental para a saúde e bem-estar da população, pela sua interligação com a prevenção de doenças não transmissíveis (DCNT). O estilo de vida da sociedade moderna incide em comportamentos crescentemente menos ativos, encontrando-se a própria economia sustentada em profissões/ocupações cada vez mais sedentárias. Reconhecendo-se a inactividade física como um grave problema de saúde pública, pelo facto de ser um fator modificável e independente para a ocorrência de doenças não transmissíveis (DCNT), estando ainda, associado a outros importantes resultados de saúde, incluindo saúde mental, lesões, quedas e obesidade (Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, 2017).
Reconhecendo-se a importância de conhecer os padrões e tendências de actividade física entre os jovens universitários, ressalta-se que é durante este período que a personalidade e os hábitos são consolidados e que a entrada na universidade proporciona o surgimento de novas relações, com a possibilidade de adoção de hábitos sedentários (OMS, 2018; DGS, 2017). Para tal é importante a vigilância dos níveis populacionais de actividade física, recorrendo a um protocolo padronizado como resposta de saúde pública às preocupações atuais relacionadas com o défice de actividade física dos cidadãos. O recurso frequente a questionários de vigilância de actividade física são, de acordo com a OMS, um bom recurso visto serem relativamente baratos e fáceis de administrar em comparação com outras técnicas de medição (WHO, 2019).
O interesse pelo tema surge associado ao facto do grupo de estudantes envolvidos no projeto sentirem que com a entrada no ensino superior, a exigência do trabalho autónomo e o aumento da carga horária em contexto de sala de aulas, o tempo disponível para a prática de exercício físico reduziu drasticamente, levando-os a um estilo de vida sedentário. Além disso, a importância da atividade física na promoção da saúde ser um facto comprovado pela evidência científica recente.
Com base nestas inquietações pretende-se conhecer os contributos da implementação de um plano de promoção da atividade física dirigida à comunidade académica de uma Instituição de Ensino Superior. Para tal foram definidos como principais objetivos:
1. realizar diagnóstico de situação relativamente à atividade física da comunidade académica da ESSNorteCVP;
2. planear e implementar intervenções de promoção da atividade física mediante diagnóstico realizado;
3. sensibilizar a comunidade académica, para a importância da prática regular de atividade física;
4. aumentar a literacia física, da comunidade académica;
5. incentivar, a prática regular da atividade física, na comunidade académica,;
6. implementar estratégias de ação baseadas nas necessidades identificadas;
7. aumentar o nível de atividade física e reduzir o sedentarismo na comunidade académica;
8. delinear orientações e sugestões para o desenvolvimento de estratégias de promoção da atividade física integradas no plano de estudos dos Cursos.
Atendendo aos objetivos do estudo, optou-se pela metodologia de investigação-acção, por ser considerada ajustada e exequível. O estudo reveste-se de carácter exploratório, visando a intervenção sustentada e adequada à realidade onde se insere.

  

Investigadores

Ana Quesado
Ana Rita Santos
Inês Soares
Liliana Moreira
Sandrina Pereira

 

Produção Científica