Menu

No dia 14 de dezembro de 2016 no Teatro Thalia, em Lisboa, teve lugar o Encontro Nacional sobre Responsabilidade Social e Ensino Superior que contou com a participação de cerca de 150 representantes de Universidades e Politécnicos de todo o país, incluindo a ESSNorteCVP.
Neste evento foi lançado o desafio da criação de uma rede colaborativa de Instituições de Ensino Superior (IES), com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES): o Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (ORSIES).
Em Janeiro de 2017 a ESSNorteCVP e IES portuguesas puderam manifestar o seu interesse em aderir ao projeto. Em Fevereiro de 2017 teve inicio o ORSIES integrando, como membros fundadores, 28 IES de diversas regiões do país, incluindo a ESSNorteCVP.
O ORSIES nasce da cada vez maior relevância da responsabilidade social (RS), não só na área empresarial e corporativa, mas também em outras organizações da nossa sociedade. Ao longo do tempo, as IES têm vindo a desenvolver e implementar estratégias e políticas internas (ação social, por exemplo) e externas (voluntariado, por exemplo) de apoio aos estudantes, docentes e comunidade, ultrapassando a sua missão de transmissão de conhecimento e desenvolvimento de investigação.
Estas atividades têm assumido, cada vez mais, contornos de responsabilidade social, embora nem todas as IES assim o denominem ou formalizem. Para que exista visibilidade e um real impacto destas atividades, é, a nosso ver, importante o desenvolvimento de uma estratégia comum através da criação de uma rede colaborativa que fomente a dimensão social das Instituições e promova a troca de experiências sobre as políticas e práticas de Responsabilidade Social.

 

Publicações

Livro Verde sobre Responsabilidade Social

O Livro Verde, publicado em 2018, resultou de um trabalho colaborativo entre 30 IES membros do ORSIES. A Dra. Ana Esgaio (ISCSP) e a Doutora Sandra Gomes (IPAM) foram as redatoras do Livro Verde e o Prof. Doutor François Vallaeys (Universidad del Pacífico, Perú) foi o consultor científico.
Desta forma, a ESSNorteCVP aceitou o convite a concretizar o seu efetivo compromisso com a comunidade que serve, integrando o ORSIES como membro fundador, procurando responder, de forma ativa e participada, aos desafios propostos por esta rede. Esta rede, entre trinta instituições de ensino superior pretende contribuir para o reforço da cidadania ativa, da coesão social e da realização pessoal, no sentido da consolidação dos avanços nas diversas áreas do saber para transformar a sociedade atual numa verdadeira sociedade do conhecimento e de participação, com espírito solidário e preocupações sociais.

Relatório sobre Ações de Responsabilidade Social

Este Relatório, apresentado em 2020, resultou de um levantamento de iniciativas de responsabilidade social implementadas por instituições de ensino superior durante o período do estado de emergência nacional devido à pandemia de covid-19.

Manual de Responsabilidade Social Universitária

O Manual de Responsabilidade Social Universitária - Modelo URSULA de RSU – é um documento concebido pelo Prof. François Vallaeys que compreende três capítulos: Compreender a RSU, o Modelo URSULA, Aprender a mudar. Este documento é importante para o ORSIES no sentido de consolidar e aprofundar o conhecimento sobre a responsabilidade social.

Saber Mais