Menu

Programa Eco-Escolas ESSNorteCVP

 

A ESSNorteCVP aderiu ao Programa Eco-Escolas em março 2021, tendo sido reconhecido o trabalho da comunidade académica que contribui para uma maior sustentabilidade da vida quotidiana da Escola e comunidade onde se insere, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com a aprovação da candidatura ao primeiro Galardão Bandeira Verde. 

O programa Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, visa promover ativamente a mudança de comportamentos e atitudes na comunidade académica e local, através da Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania. 

Para a consecução desse objetivo é fundamental a participação ativa de toda a comunidade académica, em particular dos estudantes, mas também das entidades locais. Assim, com o desenvolvimento de iniciativas neste âmbito, pretende-se o aumento da consciência ambiental colectiva e um exercício de cidadania ativa através do aumento do conhecimento ambiental, melhoria de atitudes ambientais e a adopção de comportamentos ambientalmente mais amigáveis.

De forma a agilizar a concretização dos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) contribuindo para a concretização das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a implementação deste programa na ESSNorteCVP segue a metodologia dos 7 passos, proposta pela ABAE (https://ecoescolas.abae.pt/sobre/implementar-eco-escolas/). O primeiro passo deste processo foi dado no passado dia 29 de março, com a realização da 1ª reunião do Conselho Eco-Escolas. 

Este Conselho integra docentes, não docentes, representantes dos estudantes: Conselho Pedagógico; Conselho para Avaliação da Qualidade; Associação Académica; Grupo de Voluntariado; e conta também com representantes de entidades externas, nomeadamente: Núcleo de Competências de Ambiente e Conservação da Natureza da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis; Agrupamento de Escolas Soares de Basto e Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro. Este Conselho reúne trimestralmente para planear e monitorizar atividades adaptadas à realidade da ESSNorteCVP. 

O envolvimento de todos os elementos e participação ativa na identificação de questões ambientais a trabalhar, sugestões e implementação das ações a nível ambiental, nos temas base, água, energia, resíduos, espaços exteriores e alimentação saudável e sustentável, tem sido um grande contributo no desenvolvimento deste programa na ESSNorteCVP.

 

 

 

 

 

Água

Energia

Resíduos

Espaços exteriores

Alimentação saudável e sustentável

 

Acompanhe-nos nesta iniciativa em prol de uma comunidade académica mais saudável, sustentável e amiga do ambiente.

Siga as atividades do Eco-Escolas da ESSNorteCVP nas redes sociais através do Facebook (link) e do Instagram (Link).

 

Um bem-haja a todos pelo envolvimento!

Saber mais sobre o Programa Eco-Escolas aqui (https://ecoescolas.abae.pt/)

Contacto: ecocampus@essnortecvp.pt