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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender a importância da participação do estudante na promoção e manutenção da saúde, bem-estar e conforto da pessoa em termalismo;
  • Promover conhecimentos na área das terapias naturais e complementares, nomeadamente: sistemas médicos alternativos; terapias mente corpo- espírito; baseadas na biologia; terapias manipulativas e as terapias de energia.
  • Dotar o estudante de competências que lhe permitam desenvolver práticas de promoção da saúde, autocuidado e bem-estar na sua interação social e profissional em termalismo.
  • Conhecer os diferentes tipos de terapias e seu enquadramento regulamentar na prática clínica;
  • Orientar para a aplicação de terapias complementares na saúde, adaptadas ao indivíduo e à patologia;
  • Reconhecer as potencialidades terapêuticas das diferentes terapias complementares para a saúde do indivíduo;
  • Respeitar o direito dos clientes ao acesso à informação, à escolha e à autodeterminação referente aos cuidados de enfermagem e de saúde;
  • Reconhecer as suas crenças, valores e a forma como estas podem influenciar a prestação de cuidados; - Incorporar na prática os resultados da investigação válidos e relevantes, assim como outras evidências;
  • Demonstrar compreender as práticas tradicionais nos sistemas de crenças sobre a saúde dos indivíduos, das famílias ou das comunidades;
  • Utilizar a tecnologia de informação disponível de forma eficaz e apropriada (Poster/workshop e seminário);
  • Estabelecer e manter relações de trabalho construtivas com os seus pares e docentes.

Conteúdos programáticos

  • A saúde enquanto equilíbrio do Ser Humano ao longo da vida
  • Introdução às terapias complementares
  • Classificação das terapias complementares
  • As terapias complementares em Portugal. Legislação.
  • Diferentes abordagens terapêuticas
  • Medicina tradicional chinesa e acupuntura
  • Ventosaterapia e moxibustão
  • Osteopatia
  • Tuina
  • Auriculoterapia
  • QiGong, mindfullness e técnicas de relaxamento

Metodologias/
Avaliação

A avaliação será desenvolvida com recurso frequência (30%), a prova prática (30%) e trabalho de grupo (40%).

O trabalho de grupo deverá ser realizado de acordo com as normas da ESSNorteCVP. O trabalho escrito terá uma ponderação de 70% e a apresentação de 30%.

Todos os estudantes deverão participar na apresentação do trabalho. Os estudantes deverão ter classificação mínima de 9,5 valores para obterem aprovação à unidade curricular.

Regente da Unidade Curricular

Regente: Cláudia Sousa

Assistente: Érica Monteiro

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