Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Enquadrar e reconhecer a evolução histórica da reflexologia;
  • Compreender o funcionamento da reflexologia;
  • Distinguir as principais teorias da reflexologia moderna ocidental;
  • Reconhecer os efeitos, indicações e contraindicações da reflexologia;
  • Reconhecer a importância da anamnese e de um plano de tratamento;
  • Reconhecer a importância da preparação da sessão de reflexologia;
  • Localizar as áreas reflexas podais tendo por base os mapas reflexológicos;
  • Reconhecer formas básicas de diagnóstico energético através das áreas reflexas podais;
  • Identificar e executar técnicas gerais de relaxamento;
  • Identificar e executar técnicas de tratamento das áreas reflexas;
  • Identificar equipamentos de apoio às técnicas reflexológicas podais;
  • Aplicar tratamentos reflexológicos podais para diversos casos clínicos, respeitando os princípios éticos, de biomecânica, de higiene e posicionamento do cliente.

Conteúdos programáticos        

  • História e enquadramento conceptual da reflexologia moderna ocidental;
  • Indicações e contraindicações da reflexologia;
  • Preparação de uma sessão de reflexologia;
  • Localização e ação das áreas reflexológicas;
  • Diagnóstico reflexológico pela Observação e Palpação dos pés;
  • Técnicas de tratamento reflexológico;
  • Equipamentos de apoio à técnica reflexológica;
  • Casos clínicos e protocolos de tratamento reflexológico.

Metodologias/
Avaliação

Será́ utilizada uma metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa, com:

  • Exposição de conteúdos e discussão dos mesmos à luz das experiências profissionais dos formandos;
  • Análise de artigos científicos relacionados com a Unidade Curricular;
  • Discussão dos progressos efetuados na área da prática baseada na evidência;
  • Aplicação prática de técnicas manuais reflexológicas podais;
  • Participação dos formandos na construção de soluções para situações reais dos cuidados.

Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

A definir...
Partilhar curso