Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Definir e caracterizar a Medicina Integrativa e suas terapias no contexto do Modelo de Saúde Global;
  • Caracterizar o desenvolvimento e evolução das Terapias Integrativas e Complementares em Portugal e no Mundo;
  • Compreender o papel dos diferentes Profissionais de Saúde numa abordagem Holística e Integrativa;
  • Definir as diferentes áreas terapêuticas emergentes;
  • Definir, Compreender e consolidar o conceito de Holísmo com base nos diferentes conceitos (Oriente vs. Ocidente);
  • Compreender o Conceito da atividade energética no organismo como percursor do Teorema Energia, Função, Estrutura;
  • Saber aplicar o Guia Prático de Avaliação da Dor (APED) – Associação Portuguesa do Estudo da Dor.

Conteúdos programáticos        

O Caminho percorrido: das Terapias Alternativas às Terapias Integrativas e Complementares.

O Enquadramento Legal de algumas Terapias Integrativas e Complementares: as TNC´s – Terapêuticas Não Convencionais.

O pensamento holístico aplicado à Saúde: Do microcosmos ao Macrocosmos; O Taoísmo e a Física Quântica – as semelhanças à luz da teoria Yin-Yang; Os sistemas vivos e a teoria de Gaya; dos diferentes aparelhos e sistemas até à diferenciação celular; Teoria Filogénica vs. Teoria Ontogénica.

Matéria e Energia – a Terapia Energética – o circuitobioenergético humano como percursor primário de desequilíbrio/doença.

As Etapas de Desequilibrio/Doença: Energética, Funcional, Estrutural.

Bases da fisiognomia e Diagnose Visual: os sistemas reflexos e somatotópicos.

Apresentação introdutória das diferentes terapias a abordar.

A Medicina Energética e as Terapias Orientais:

- conceito de Qi/Prana – Energia Vital;

- Os Centros de Energia – Chackras e o Sistema de Meridianos de Energia e pontos/”cavidades”;

- O conceito Yin-Yang;

- O Wu Xin – Lei dos 5 Elementos, Movimentos e Fases;

- O Sistema Zang-Fu ( Órgãos e Vísceras);

- As substâncias Básicas e os Três Tesouros.

- Seminário: Guia Prático de Avaliação da Dor (APED) – Aplicação do Guia

Metodologias/
Avaliação

Recurso a leitura e análise de conteúdos por parte dos formandos e interpretação com base na experiência profissional; Método interrogativo com formulação de questões; Pesquisa de artigos relacionados com a Unidade Curricular.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

A definir...
Partilhar curso