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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Reconhecer a localização, orientação e o trajeto das estruturas neuro-músculo-esqueléticas;
  • Identificar as principais proeminências ósseas, inclusivamente do crânio;
  • Identificar a orientação das estruturas anatómicas de acordo com os níveis vertebrais;
  • Estruturar os conhecimentos inerentes à miologia, artrologia e osteologia do corpo humano, otimizando o raciocínio clínico: membro superior e inferior;
  • Conceber um raciocínio clínico sobre a sintomatologia e quadros clínicos através da abordagem da osteologia e artrologia do crânio, face, tronco, membros superior e inferior;
  • Reconhecer a posição anatómica das vísceras na cavidade abdomino-pélvica.

Conteúdos programáticos        

1.  Técnicas de Palpação e Exercícios: Palpação direta e indireta

2.  Reconhecimento e identificação de estruturas músculo-osteo-articulares e prominências ósseas

3.  Pontos Craniométricos: Crânio e face

4.  Vascularização Encefálica: principais artérias e pulsos arteriais

5.  Sistema Nervoso Central e Periférico: Pares cranianos (funções e sua avaliação), nervos periféricos, gânglios simpáticos e seu percurso anatómico

6.  Osteologia: cabeça óssea, coluna vertebral e tórax

7.  Charneiras: C0-C1 / C7-T1 / T12-L1 / L5-S1

8.  Sistema Muscular: Generalidades, fisiologia e sinergias

9.  Miologia em Prática:

     9.1.  Pescoço, Cabeça e Face

     9.2.  Cintura Escapular e Membro Superior

     9.3.  Plano Profundo e Superficial: Coluna Vertebral

     9.4.  Abdómen e Cintura Pélvica

     9.5.  Membro Inferior

10. Complexo Articular do Joelho e Tornozelo

11. Vísceras e Órgãos:

     11.1. Generalidades e Posição Anatómica

     11.2. Diagnóstico Visceral: Percussão, auscultação e palpação

     11.3. Técnicas Globais de Tratamento Visceral

12. Diafragma: a sua importância, disfunções e tratamento

13. Casos Clínicos e Estruturação de Cadeia Lesional

14. Sistema Esquelético: Funções e generalidades.

Metodologias/
Avaliação

Será utilizada uma metodologia expositiva e demostrativa, com recurso a estudos de caso frequentes, com interação e abordagem prática por parte dos alunos.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

A definir...
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