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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Interiorizar o conceito de Comunicação;
  • Identificar os elementos presentes no processo de Comunicação;
  • Caracterizar os diferentes tipos, atitudes e comportamento na Comunicação;
  • Identificar as condições para uma comunicação eficaz quer seja interpessoal ou em pequenos grupos;
  • Conhecer as capacidades comunicativas inatas do individuo;
  • Compreender a dinâmica de grupo numa perspetiva de construção e aprendizagem de equipas fortes;
  • Compreender os fenómenos psicossociais, nomeadamente o da liderança, decorrente do trabalho em grupo;
  • Compreender a dinâmica da individualidade de aprendizagem no seio de um grupo de trabalho;
  • Distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas;
  • Controlar o diálogo durante a resolução do conflito face a face;
  • Construir uma relação de confiança durante o processo negocial;
  • Conduzir a negociação para uma solução conjunta do conflito;
  • Fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito.

Conteúdos programáticos        

1. Novos paradigmas da Comunicação estratégica

1.1. Comunicação organizacional

1.2. Relações Públicas

1.3. Comunicação Corporativa

1.4. Comunicação de Negócio

2. Atitudes comportamentais na Comunicação

3. Comunicação Interpessoal e em grupos na eficácia supervisiva

4. Comunicação corporal e a comunicação escrita

5. Redes de Comunicação

6. Comunicação grupal e atitudes facilitadoras em supervisão clínica

7. Papel do supervisor clínico na dinamização do grupo e gestão de conflitos

8. Funcionamento de um grupo e respetivas fases

9. Dinâmicas de Grupo

10. Situações de conflitos

10.1. Atitudes e comportamentos na gestão e resolução dos conflitos

10.2. Estratégias negociais e de mediação de conflitos nas relações supervisivas

10.3. Gestão de conflitos para a prática supervisiva

Metodologias/
Avaliação

As metodologias estão alinhadas com a tipologia de aulas, promovendo a participação do estudante, num processo de construção ativa e colaborativa das suas aprendizagens. A metodologia segue uma orientação de pedagogia ativa, com participação contínua dos estudantes: Estudo de casos; Análise e simulação de situações de conflito; Diagnóstico e discussão dos estilos individuais de gestão dos conflitos. Ao longo das sessões letivas serão utilizadas as diferentes metodologias de ensino referidas, de forma a respeitar e atender à diversidade de estudantes, das suas necessidades e aos objetivos de aprendizagem definidos, permitindo desenvolver percursos flexíveis de aprendizagem de forma a favorecerem atitudes critico-reflexiva sobre as dimensões comunicação e relacional na Supervisão Clínica, assim como, de estratégia de gestão e mediação de conflitos nas relações supervisivas. As metodologias serão sistematicamente ajustadas no decorrer das sessões, favorecendo o compromisso e a constante cooperação entre estudantes, como forma de criar as sinergias necessárias à capacidade de concentração, de aprendizagem autodirigida e de motivação para a prática de supervisão clínica reflexiva.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Ana Quesado
(Prof.ª Doutora)

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