Objetivos de aprendizagem/ Competências |
|
Conteúdos programáticos |
1. Novos paradigmas da Comunicação estratégica 1.1. Comunicação organizacional 1.2. Relações Públicas 1.3. Comunicação Corporativa 1.4. Comunicação de Negócio 2. Atitudes comportamentais na Comunicação 3. Comunicação Interpessoal e em grupos na eficácia supervisiva 4. Comunicação corporal e a comunicação escrita 5. Redes de Comunicação 6. Comunicação grupal e atitudes facilitadoras em supervisão clínica 7. Papel do supervisor clínico na dinamização do grupo e gestão de conflitos 8. Funcionamento de um grupo e respetivas fases 9. Dinâmicas de Grupo 10. Situações de conflitos 10.1. Atitudes e comportamentos na gestão e resolução dos conflitos 10.2. Estratégias negociais e de mediação de conflitos nas relações supervisivas 10.3. Gestão de conflitos para a prática supervisiva |
Metodologias/ |
As metodologias estão alinhadas com a tipologia de aulas, promovendo a participação do estudante, num processo de construção ativa e colaborativa das suas aprendizagens. A metodologia segue uma orientação de pedagogia ativa, com participação contínua dos estudantes: Estudo de casos; Análise e simulação de situações de conflito; Diagnóstico e discussão dos estilos individuais de gestão dos conflitos. Ao longo das sessões letivas serão utilizadas as diferentes metodologias de ensino referidas, de forma a respeitar e atender à diversidade de estudantes, das suas necessidades e aos objetivos de aprendizagem definidos, permitindo desenvolver percursos flexíveis de aprendizagem de forma a favorecerem atitudes critico-reflexiva sobre as dimensões comunicação e relacional na Supervisão Clínica, assim como, de estratégia de gestão e mediação de conflitos nas relações supervisivas. As metodologias serão sistematicamente ajustadas no decorrer das sessões, favorecendo o compromisso e a constante cooperação entre estudantes, como forma de criar as sinergias necessárias à capacidade de concentração, de aprendizagem autodirigida e de motivação para a prática de supervisão clínica reflexiva. |
Regente da Unidade Curricular |
Ana Quesado |