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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Identificar as competências do domínio da Supervisão Clínica;
  • Descrever a relação supervisiva enquanto garante para uma transição socioprofissional segura e para a qualidade dos cuidados de Enfermagem;
  • Reconhecer o valor da colaboração na relação supervisor/supervisado, para o favorável desenvolvimento de competências pessoais e profissionais;
  • Desenvolver a apropriação do enquadramento normativo e regulador da profissão;
  • Analisar as propostas de modelos de Supervisão Clínica em Enfermagem para situações de formação/integração profissional, desenvolvimento de práticas assistenciais e apoio emocional.

Conteúdos programáticos        

1. Percurso sócio histórico da Supervisão

2. Conceitos

3. Modelos / matrizes de Supervisão

4. A relação supervisiva

5. Modelo de Supervisão clínica

6. Conceito de competência e enquadramento dos referenciais da OE

7. Competências do Supervisor Clínico

8. Perfil do Supervisor Clínico

9. Estilos de Supervisão

10. O processo supervisivo

11. As estratégias supervisivas:

12. A reflexão e o pensamento crítico

13. Da observação clínica à observação andragógica

14. A comunicação clínica e interacionista

Metodologias/
Avaliação

Utilização de métodos expositivos e ativos; elaboração de trabalhos em grupo e individuais, dinâmicas de grupo com “Problem Base Learning” e jogos androgógicos, discussão e reflexão. As temáticas a abordar pelos docentes têm também vinculação a conteúdos de outras unidades curriculares onde se aborda o impacto do desenvolvimento de competências do Enfermeiro para o recurso à Supervisão Clínica em Enfermagem.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Sérgio Soares
(Prof. Doutor)

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