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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Considerando que a supervisão clínica em enfermagem surge nomeadamente como uma nova forma de pensar e realizar a formação, perspectivando desta forma o desenvolvimento pessoal e profissional, como também representa um instrumento para garantir os momentos de aprendizagem dos estudantes em contexto de trabalho.
  • Percebendo-se a supervisão clínica como uma mais-valia é da maior importância criar um modelo de supervisão adaptado à realidade dos nossos dias e que simultâneamente permita uma uniformização do processo supervisivo. De acordo com este entendimento o aluno em situação de ensino clínico “aprende, não só a trabalhar em equipa mas também a dirigir uma equipa e a organizar os cuidados de enfermagem globais, incluindo a educação para a saúde destinada a indivíduos e a pequenos grupos no seio da instituição de saúde ou da coletividade” (DCCE 77/453, p. 32).
  • No contexto a integração do módluo de Marketing em Saúde pretende desenvolver o conhecimento e espírito crítico capaz de permitir enquadrar e fazer uso no dia-a-dia das ferramentas do marketing no apoio à gestão e comunicação organizacional/empresarial, assim como a promoção da sua dimensão relacional;
  • Saber pensar e relativizar o domínio do marketing nas suas múltiplas dimensões e aplicações na gestão operacional e administração dos serviços de saúde neste sector de actividade.

Conteúdos programáticos        

1. O Plano de Marketing – resenha histórica e enquadramento

2. As fundações do Plano de Marketing – construção e implementação

3. O Plano de Marketing – apresentação e análise de várias estruturas alternativas

4. Análise estrutural a todos os elementos constantes do planeamento de marketing

5. Marketing Estratégico

6. Estrutura do Plano de Marketing

7. Diagnóstico de mercado e tendências. Definição de objectivos e metas. Definição das estratégias de marketing

8. Definição das políticas de Marketing – Mix

9. Marketing Operacional – Preparação dos Planos de Acção. Orçamento de Marketing

10. Métricas de Marketing; Monitorização, Planos de contingência, Avaliação e folow up

Metodologias/
Avaliação

Método interativo e expositivo, dissertação e partilha de experiências, assim como, conhecimentos sobre o papel do Marketing na Saúde. Tertúlias em sala subordinadas ao tema em estudo. Planeamento, orientação e construção do Plano de Marketing com discussão e apresentação em sala de aula de casos práticos. Realização de trabalhos individuais e/ou em grupo vinculados a situações reais do dia-a-dia individual ou do grupo que reporte o respetivo ambiente profissional. Recurso a soluções multimédia e ao suporte de um serviço de internet-WI-FI. Para integração de sistemas audiovisuais que permitam a projeção de imagem, (vídeo/som) “just in time”. Integração, estudo e exploração das novas tendências no domínio do Marketing.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Duarte Magalhães
(Prof. Doutor)

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