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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender a investigação como ferramenta de trabalho para a aquisição de evidência científica que suporte a tomada de decisão no contexto da prática profissional;
  • Interpretar e analisar criticamente os resultados de estudos qualitativos e quantitativos;
  • Interpretar os sistemas de graduação dos níveis de evidência;
  • Compreender a revisão sistemática e meta-análise como instrumento de apoio à supervisão clínica;
  • Saber analisar a publicação científica.

Conteúdos programáticos        

1. Investigação, ciência e método científico

2. Paradigmas de investigação

3. Etapas do processo de investigação

4. Técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados

5. Princípios da Prática Baseada na Evidência

6. Etapas da Prática Baseada na Evidência

7. Níveis de Evidência

8. Tipos de Revisões: Revisões Sistemáticas; Revisões Narrativas; Revisões Integrativas

9. Protocolo de Revisão

10. Avaliar criticamente a literatura

11. Incorporação dos resultados na supervisão clínica de Enfermagem

12. Guias de boas práticas: desenvolvimento e implementação

13. Centro e recursos da Prática Baseada na Evidência

14. Ética em investigação

15. Redação de artigos científicos

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Fernanda Príncipe
(Prof.ª Doutora)

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