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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conhecer os percursos e processos preponderantes da formação em Enfermagem;
  • Caracterizar diferentes modelos de desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Promover o pensamento crítico-reflexivo;
  • Compreender a importância dos processos de formação e aprendizagem ao longo da vida; 
  • Definir o conceito de competência;
  • Identificar as competências acrescidas diferenciadas e avançadas do enfermeiro supervisor;
  • Perceber o processo de certificação da competência acrescida diferenciada e avançada em Supervisão Clínica.
  • Conhecer os elementos essenciais à formulação de um projeto de formação em serviço.

Conteúdos programáticos        

1. - Percursos e processos de formação em Enfermagem

1.1 – Perspetiva histórica

1.1.1 – Integração da formação em Enfermagem no Sistema Educativo Nacional

1.1.2 – Implicações do Processo de Bolonha na formação em Enfermagem

2 – Modelos de desenvolvimento pessoal e profissional

2.1. – Modelo androgógico da aprendizagem de adultos de Malcolm Knowles

2.2. – Modelo bioecológico do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner e Morris

2.3. – Modelo de aquisição de competências de Benner

3 – Processos de formação e aprendizagem ao longo da vida

3.1 – Formação reflexiva

3.1. 1 – Princípios da formação de Sá-Chaves

3.1.2 – Inacabamento

3.1.3 – Continuidade

3.1.3 – Auto-implicação

3.1.4 – Efeito multiplicador da diversidade

4 – Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica

4.1 – Perspetivas da Competência segundo Le Boterf e Perrenoud

4.2 – Perspetiva normativa

4.2.1 – Competência Acrescida

4.1.2 – Competência Acrescida Diferenciada

4.1.3 – Competência Acrescida Avançada 

Metodologias/
Avaliação

Exposição/conferência;
Discussão orientada;
Discussão/reflexão de estudos de caso em grupo;
Aprendizagem colaborativa.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Andreia Ramalho
(Professora)

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