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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Identificar a necessidade e a possibilidade de investigar um problema concreto;
  • Planear, gerir e participar num processo de investigação;
  • Extrair de um processo de investigação as adequadas conclusões e recomendações;
  • Apreciar o valor das conclusões de um processo de investigação a partir do respetivo relatório;
  • Refletir sobre a aplicação dos resultados da investigação na prática clínica;
  • Reconhecer a importância da divulgação achados resultantes da investigação.

Conteúdos programáticos

Epistemologia da investigação em ciências da saúde: fontes de conhecimento; o objeto material e o objeto próprio da disciplina de enfermagem, a investigação científica multidisciplinar; paradigmas e objetivos.

Abordagem ao processo de investigação em ciências da saúde: principais etapas de um estudo quantitativo; principais atividades de um estudo qualitativo.

Contexto e referenciais teóricos na investigação em enfermagem: teorias e modelos de referência; a revisão da literatura; contexto, normas e dilemas éticos na investigação.

O problema de medição e análise de dados: métodos quantitativos e qualitativos.

A análise dos resultados de Investigação:

  • Prática Baseada na Evidência: do conceito à sua implementação em Enfermagem no Trabalho;
  • Etapas da prática baseada na evidência:
    • Definir a pergunta (Modelo PICO para formular questões clínicas)
  • Planear e realizar a revisão da literatura:
    • Avaliar criticamente a literatura;
    • Integrar a evidência na prestação de cuidados;
    • Avaliar o processo.
  • As Revisões Sistemáticas da Literatura como o “golden standard” da Prática Baseada na Evidência;
  • Guias de Boas Práticas/Normas de orientação Clínica: desenvolvimento e implementação;
  • Incorporação dos resultados da investigação na prática clínica de enfermagem.

A divulgação da investigação científica, a monografia, o artigo científico, as reuniões científicas e o póster.

Metodologias/
Avaliação

Artigo no formato de proposta de submissão – 70% Apresentação e discussão – 30% Cada grupo/estudante entrega no Secretariado Pedagógico, nas datas definidas em calendário próprio:

  1. Dois exemplares impressos do artigo em formato de proposta de submissão à revista selecionada;
  2. Declaração de aceitação do orientador;
  3. CD contendo:
    1. Pdf dos artigos que sustentam a revisão bibliográfica realizada;
    2. Pdf com o artigo produzido.
  4. Os critérios de avaliação respeitam o cumprimento o disposto no capítulo IV – Regulamento de avaliação do aproveitamento dos estudantes, do Regulamento Pedagógico.

Regente da Unidade Curricular

Regente: Maribel Carvalhais

Assistentes: Manuela Ferreira

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