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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conhecer as características do desenvolvimento fetal e as diferentes fases embrionárias;
  • Conhecer o processo de desenvolvimento do recém nascido e da criança;
  • Identificar as competências, princípios e fundamentos da actuação do osteopata em pediatria;
  • Utilizar corretamente instrumentos de avaliação adequados;
  • Conhecer, avaliar e intervir adequadamente nas principais patologias associadas à pediatria;
  • Explicar de forma coerente o raciocínio clínico subjacente ao mecanismo de ação e efeitos fisiológicos das técnicas osteopáticas, nomeadamente as técnicas cranianas;
  • Executar corretamente os diferentes tipos de técnicas osteopáticas utilizadas em pediatria, enumerando as suas indicações e contra-indicações.

Conteúdos programáticos

  • Princípios em osteopatia aplicada à pediatria;
  • Desenvolvimento fetal e fases embrionárias;
  • Desenvolvimento dos sentidos e movimentos do feto;
  • O parto e os efeitos no crânio do recém-nascido;
  • Fases do parto;
  • Indução, ventosas, fórceps, episiotomia;
  • Cesariana eParto normal;
  • Apresentações do bebé;
  • Desenvolvimento do recem-nascido e criança;
  • Diagnóstico diferencial;
  • Tratamento alopático;
  • Diagnóstico e decisão na intervenção osteopática em pediatria;
  • Avaliação osteopática no bebé e criança;
  • Papel do osteopata no tratamento pediátrico;
  • Patologias nas fases do desenvolvimento humano em idade pediátrica;
  • Patologia respiratória;
  • Patologia Otorrino;
  • Patologia Estrutural;
  • Disfunções Orofaciais e Oftalmológicas;
  • Patologia neurológica;
  • Intervenção osteopática nas patologias em pediatria;
  • Técnicas osteopáticas funcionais e fasciais;
  • Importância da intervenção estrutural, sacro-craniana, craniana, visceral;
  • Indicações e contra-indicações da Osteopatia no bebé e na criança; Discussão de casos clínicos

Metodologias/
Avaliação

A unidade curricular é semestral e constituída por aulas teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais. Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo e activo, recorrendo à análise de estudos de caso para melhor assimilação dos conteúdos trabalhados. Utilizar-se-á também o método demonstrativo, em que o corpo docente executa as técnicas e treina cada estudante na aplicação correta e na interpretação adequada das mesmas, enfatizando a concretização das tarefas de avaliação e intervenção osteopática pelos alunos. 
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Elisabete Lourenço
(Prof.ª Doutora)

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