Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Nomear conceitos básicos de ergonomia e adequá-los à avaliação e à intervenção do Acupuntor, bem como para a sua dinâmica corporal enquanto profissional;
  • Enquadrar a Ergonomia no contexto laboral, apresentar a sua fundamentação científica e os principais ramos do saber em que se baseia;
  • Caracterizar a abordagem ergonómica dos sistemas profissional-local de trabalho, identificando os seus aspetos essenciais;
  • Identificar situações de risco laboral, no sentido de desenvolver e ensinar estratégias de otimização ergonómica ao utente;
  • Identificar o papel da saúde ocupacional no contexto abrangente da Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho;
  • Conhecer algumas medidas de Prevenção de Doenças Profissionais.

Conteúdos programáticos

  • Definição e conceitos de ergonomia;
  • A ergonomia na prática clínica do Acupuntor;
  • Introdução à Ergonomia. Objetivos. Fundamentação científica; Aspectos biomecânicos, psico-físicos e psicológicos do trabalho; Aplicações da fisiologia do trabalho muscular;
  • Aplicações da biomecânica;
  • Abordagem ergonómica de sistemas profissional-local de trabalho e utente-actividade laboral;
  • O espaço de trabalho e as dimensões físicas humanas. Antropometria estática ou estrutural, antropometria dinâmica ou funcional e antropometria newtoniana;
  • Implicações da antropometria na Segurança do Trabalho;
  • Aplicações da antropometria no dimensionamento de equipamentos e do espaço de trabalho; Metodologia de diagnóstico ergonómico;
  • Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho: Principais Conceitos.

Metodologias/
Avaliação

A unidade curricular é desenvolvida tendo por base o método expositivo com recurso a meios audiovisuais. Pretende-se promover a participação ativa dos estudantes no ensino teórico-prático. Para a identificação do risco ergonómico promoveremos um momento de análise de uma situação concreta e adoção de comportamentos de segurança na prática clínica.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Márcio Domingues
(Prof. Doutor)

Partilhar curso