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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Demonstrar, de forma integrada no raciocínio clínico, conhecimentos adequados;
  • Utilizar adequadamente as TICs no registo da entrevista e história clínica;
  • Desenvolver um comportamento profissional com base nos padrões de prática e nos princípios éticos e deontológicos;
  • Demonstrar competências de relação com o utente, família e outros profissionais;
  • Desenvolver, a capacidade de diagnóstico osteopático com testes adequados;
  • Executar técnicas osteopáticas estruturais, viscerais e cranianas, com supervisão do orientador;
  • Proceder a uma adequada avaliação e intervenção osteopática nas diferentes patologias e áreas de intervenção;
  • Demonstrar destreza manual, compreensão e segurança terapêutica na intervenção clínica e perícia nas técnicas de manipulação osteopática.

Conteúdos programáticos

  • Anatomia e fisiologia humana aplicadas;
  • Biomecânica e fisiologia articular;
  • Patologia, fisiopatologia e psineuroimunologia;
  • Conduta ética e deontológica, higiene e segurança na prática clínica;
  • Processo clínico do utente: história clínica, medicação, nutrição e meios complementares de diagnóstico;
  • A prática de osteopatia em contexto clínico, nomeadamente em urologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, geriatria e na prática desportiva, e a comunicação com outros agentes;
  • Diagnóstico e tratamento osteopático em contexto clínico, particularmente na intervenção em urologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, geriatria e em praticantes de diferentes modalidades desportivas.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino é prática em contexto real de trabalho, com supervisão do orientador.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Márcio Domingues
(Prof. Doutor)

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