Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Demonstrar conhecimentos das matérias já lecionadas, relacionando-os com casos clínicos.
  • Utilizar adequadamente recursos das tecnologias de informação e comunicação no registo da entrevista e história clínica dos utentes.
  • Desenvolver um comportamento profissional com base nos padrões de prática e nos princípios éticos e deontológicos da profissão, respeitando as regras de higiene e segurança em prática clínica.
  • Desenvolver competências de relação com o utente, família e outros profissionais de saúde.
  • Desenvolver a capacidade de diagnóstico osteopático estrutural. Executar as técnicas osteopáticas estruturais com supervisão.
  • Proceder a avaliação e intervenção osteopática supervisionada, de utentes com patologia do foro músculo-esquelético.

Conteúdos programáticos

O Ensino Clínico II é um estágio essencialmente orientado para a intervenção do Osteopata no domínio estrutural, nomeadamente na abordagem à área da prática desportiva. Este estágio deverá, de acordo com o local em que se o aluno se encontre, abranger a maioria dos conteúdos programáticos lecionados nas unidades curriculares que o precedem, nomeadamente: Anatomia e fisiologia humana aplicadas; Biomecânica e fisiologia articular; Patologia, fisiopatologia e psiconeuroimunologia; Conduta ética e deontológica, higiene e segurança na prática clínica; Processo clínico do utente: história clínica, medicação, nutrição e meios complementares de diagnóstico; A prática de osteopatia em contexto clínico, nomeadamente no desporto, e a comunicação com outros agentes; Diagnóstico e tratamento osteopático estrutural em contexto clínico, particularmente na intervenção em praticantes de diferentes modalidades desportivas.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino é prática em contexto real de trabalho, com supervisão do orientador.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Márcio Domingues
(Prof. Doutor)

Partilhar curso