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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender os princípios da avaliação e diagnóstico osteopático associados ao mecanismo de disfunção somática,
  • particularizando a abordagem às estruturas estudadas em osteopatia visceral, sistema nervoso autónomo e às estruturas abordadas em osteopatia craniana;
  • Demonstrar conhecimento dos conceitos teóricos e teórico-práticos de anatomia, biomecânica, patologia médica, patologia osteopática e diagnóstico osteopático relacionados com a intervenção osteopática visceral, craniana e do sistema nervoso autónomo;
  • Integrar os princípios da avaliação e diagnóstico osteopático abordados no raciocínio osteopático e na tomada de decisão clínica.
  • Esta UC contribui com 9 ECTS para a componente Princípios da osteopatia, alínea c) artigo 12º da Portaria 172-E/2015 de 5 de junho.

 

Conteúdos programáticos

  • Desenvolvimento profissional - Reflexão, necessidades de formação, aprendizagem ao longo da vida;
  • Osteopatia Visceral: Intestino grosso;
  • Ginecologia – aparelho reprodutor feminino, próstata;
  • Cóccix;
  • Coração;
  • Esterno;
  • Pulmão;
  • Rim;
  • Bexiga;
  • Sistemas circulatório e linfático;
  • Sistema nervoso autónomo;
  • Osteopatia Craniana:
  • Articulação occipital-atlas-axis (C0-C1-C2); Sacro; Articulação temporomandibular; Osso etmóide; Osso frontal; Ossos próprios da face; Osso palatino; Osso lacrimal; Vómer; Osso nasal;
  • ATM II – Maxilar superior, malar, língua, oclusão dental, músculos faciais, sistema hióide;
  • Integração dos princípios da avaliação e diagnóstico osteopático abordados no raciocínio osteopático e na tomada de decisão clínica; Resolução de casos clínicos.

Metodologias/
Avaliação

Esta unidade curricular é de carácter teórico, teórico prático, de prática laboratorial e de orientação tutorial, pretendendo conferir aos alunos competências de raciocínio e conhecimento profundo da ciência associada à osteopatia, abordando ainda as componentes de demonstração e de prática simulada sob orientação tutorial. Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e a análise de estudos de caso para melhor assimilação dos conteúdos trabalhados. 
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Fernando Nogueira 
(Professor)

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