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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conhecer e nomear os conceitos gerais de avaliação e raciocínio em Osteopatia.
  • Descrever e utilizar os princípios fundamentais de diagnóstico e tratamento osteopático, as suas indicações e contraindicações, numa vertente teórico-prática que se consumará na articulação com a unidade curricular Clínica Osteopática I, de índole prática.

Conteúdos programáticos

  • Conceito de holismo em Osteopatia.
  • Leis e teorias fundamentais da Osteopatia.
  • Bases neurofisiológicas da disfunção metamérica e das teorias osteopáticas.
  • Mecanismo de facilitação medular.
  • Princípios gerais do diagnóstico osteopático.
  • Princípios gerais do tratamento osteopático.
  • Indicações, precauções e contraindicações da intervenção osteopática.

Metodologias/
Avaliação

Esta unidade curricular é de carácter teórico, teórico prático e de orientação tutorial e tem como principal objetivo a aquisição de competências de raciocínio e conhecimentos profundos da ciência associada à osteopatia. Serão utilizados os métodos expositivos, interrogativo, demonstrativo e a análise de estudos de caso para melhor assimilação dos conteúdos abordados.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Rafael Soares
(Professor)

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