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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender a deficiência e o seu impacte no cliente, família, outras pessoas significativas e comunidade;
  • Capacitar para a identificação e maximização das intervenções familiares e sociais em resposta à deficiência;
  • Avaliar a família da pessoa com deficiência nas crises situacionais;
  • Promover a transição para o papel de cuidador de pessoa com deficiência;
  • Valorizar a Rede Nacional de Cuidados Continuados integrados como resposta social e de saúde; Gerir contexto/ambiente, participação social e barreiras à mobilidade e acessibilidade;
  • Identificar legislação aplicável no contexto da deficiência e reabilitação.

Conteúdos programáticos

  • Modelos de intervenção social e familiar, respostas sociais - modelos institucionais;
  • Impacte psicossocial da deficiência na pessoa e contextos de relação: estratégias e estilos de coping;
  • Conceito de famílias, as famílias e as crises situacionais, avaliação familiar, intervenção em famílias com deficientes;
  • A transição para o exercício do papel de prestador de cuidados;
  • A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados como resposta de saúde e social às famílias que integram dependentes no autocuidado;
  • Acessibilidade, barreiras, legislação, avaliação do contexto/ambiente.

Metodologias/
 Avaliação

As metodologias assentam numa abordagem participativa construindo um quadro de referência quer através da exposição, da reflexão e análise de estudos de caso e situações reais. Nas aulas teóricas será utilizada metodologia expositiva e nas TP privilegia-se a discussão, permitindo assim consolidar o processo de tomada de decisão. Para os seminários serão convidados peritos na área da legislação e acessibilidades. A avaliação será realizada através da realização de um trabalho de grupo, com apresentação e defesa individual. (Trabalho de grupo - 60%+ Discussão individual – 40%). Os estudantes podem optar por exame final. A apresentação individual pretende assegurar uma componente da avaliação que permita validar individualmente as aprendizagens dos estudantes.

Regente da Unidade Curricular

Liliana Celeste Faria da Silva Ribeiro

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