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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender os processos corporais geradores de dependência e/ou incapacidade de forma;
  • Gerir os processos terapêuticos com a pessoa priorizando intervenções;
  • Capacitar o doente/cuidadores para a gestão eficaz do regime terapêutico, tornando-os elementos ativos no processo de reabilitação;
  • Avaliar os contextos clínicos, funcionais e socioeconómicos que interferem no processo de reabilitação, recorrendo a instrumentos validados e clinicamente relevantes;
  • Conceber planos de cuidados especializados adequados aos diferentes contextos de prática clínica;
  • Conceber programas de treino de exercício físico, treino motor, cardíaco e respiratório;
  • Implementar terapêuticas de enfermagem à pessoa e/ou cuidador em resposta às necessidades identificadas;
  • Identificar barreiras e facilitadores ao processo de reabilitação;
  • Desempenhar o papel de perito, fundamentando a sua intervenção e tomada de decisão na melhor evidência científica;
  • Demonstrar competências de gestão clínica e de recursos.

Conteúdos programáticos

  • Juízo diagnóstico: critérios de diagnóstico/atividade diagnóstica ao nível da função cardíaca, respiratória, musculoesquelética, neurológica, sexualidade e atividades de vida diária; escalas de avaliação; Classificação Internacional da Funcionalidade; Fenómenos/Diagnósticos de Enfermagem tendo em conta as respostas humanas aos processos de saúde-doença/ desenvolvimento ao longo do ciclo vital, nos CEER;
  • Juízo terapêutico: intervenções de enfermagem no âmbito dos CEER: na satisfação do cliente, na promoção da saúde, na prevenção de complicações, no bem-estar e autocuidado e na readaptação funcional, reeducação funcional e promoção da inclusão social;
  • Recursos promotores da autonomia: equipamentos, ajudas técnicas/produtos de apoio, dispositivos de compensação; CEER em contextos/processos específicos: pediatria, desporto, cuidados paliativos, perturbações da linguagem e deglutição e uro-ginecologia; Técnicas terapêuticas manuais e instrumentais. Programas de treino de exercício físico.

Metodologias/
 Avaliação

Nas aulas teóricas será privilegiado o método expositivo e interativo, dando a conhecer aos estudantes os conceitos específicos e as diversas ferramentas inerentes à prática da enfermagem de reabilitação. Nas aulas teórico-práticas serão utilizados estudos de caso da vida real promovendo a discussão e o desenvolvimento do juízo critico, com recurso à demonstração. Na componente de prática laboratorial serão instruídas e treinadas as diversas técnicas isoladamente e posteriormente em contexto de cenário de simulação. A avaliação será realizada através de três momentos: duas frequências com a ponderação de 35% cada e avaliação prática contínua com ponderação de 30%, com o instrumento em uso na Escola, que avalia o desempenho do estudante nas dimensões do conhecimento, do saber executar, da estética e da atitude.

Regente da Unidade Curricular

 

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