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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender os mecanismos que explicam as manifestações da doença e as ferramentas que podem ser usadas no diagnóstico das mesmas e avaliação integral da pessoa;
  • Compreender a resposta humana ao exercício físico;
  • Distinguir os diferentes tipos de exercício físico;
  • Avaliar a funcionalidade e diagnosticar alterações que determinam limitações da atividade e incapacidades;
  • Capacitar para o desenvolvimento do processo de raciocínio clínico que leve à compreensão e avaliação das alterações funcionais tendo em vista a otimização do plano de intervenção em enfermagem de reabilitação;
  • Identificar, compreender e avaliar os processos moleculares subjacentes às alterações nos processos corporais músculo-esqueléticos, neurológicos e cardiorrespiratórios, incluindo na idade pediátrica;
  • Relacionar os fatores pessoais e ambientais com as alterações nos processos corporais.

Conteúdos programáticos

  • Resposta humana ao processo saúde/doença do foro neurológico: anatomohistofisiologia neurológica; semiologia do sistema nervoso; exame neurológico; principais patologias e distúrbios neurológicos vasculares, degenerativos e traumáticos.
  • Resposta humana ao processo saúde/doença do foro cardiorrespiratório: anatomohistofiosiologia dos sistemas respiratório e cardíaco; semiologia cardíaca e respiratória; principais patologias e distúrbios do foro cardíaco (patologia isquémica, de condução do estímulo elétrico e estrutural - insuficiência cardíaca) e respiratório (patologia obstrutiva e restritiva).
  • Resposta humana ao processo saúde/doença do foro músculo-esquelético: anatomohistofisiologia do sistema locomotor; semiologia do sistema musculoesquelético; principais patologias e distúrbios do foro ortotraumatológico e reumatológico;
  • Resposta humana ao processo saúde/doença em idade pediátrica; A fisiologia do exercício físico e tipos de treinos; Resposta da pessoa ao exercício físico.

Metodologias/
 Avaliação

Nas aulas teóricas será privilegiado o método expositivo e interativo, aprofundando o saber sobre as diversas estruturas anatómicas, suas funções e os diversos processos fisiológicos e patológicos. Serão abordadas as patologias mais frequentes por sistema corporal, integrando-as na dinâmica da enfermagem de reabilitação. Nas aulas teórico-práticas será realizada uma abordagem interativa, com dinâmicas de discussão, fomentando o raciocínio crítico e a tomada de decisão através de casos clínicos diversos, preparando-os para o seu desempenho em contextos reais de prática especializada. A avaliação será realizada através de duas frequências com ponderação de 50% cada.

Regente da Unidade Curricular

Neusa Mafalda Pereira de Sá

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