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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Avaliar a funcionalidade e diagnosticar alterações que determinam limitações da atividade e incapacidades;
  • Conceber planos de intervenção para a promoção das capacidades adaptativas no contexto do autocontrolo e autocuidado da pessoa nos processos de transição saúde/doença e/ou incapacidade do foro cardiorrespiratório e outra área de interesse do estudante;
  • Implementar intervenções para otimizar e/ou reeducar as funções aos níveis motor, sensorial, cognitivo, da eliminação e da sexualidade;
  • Implementar programas de treino de AVD promovendo a adaptação às limitações da mobilidade e à maximização da autonomia e qualidade de vida
  • Implementar programas de treino motor e de treino de exercício físico;
  • Demonstrar capacidade de tomada de decisão;
  • Participar na organização e gestão do serviço de saúde;
  • Refletir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultam do processo de tomada de decisão; Dinamizar formação em serviço, com base num diagnóstico de necessidades.

Conteúdos programáticos

Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares na área de especialização em enfermagem de reabilitação, com especial enfoque na pessoa a vivenciar processos de saúde/doença do foro cardiorrespiratório e os da área de interesse do estudante, no âmbito dos cuidados especializados de reabilitação.

Metodologias/
 Avaliação

O estágio terá a seguinte distribuição de horas: 162 em processo respiratório, 162 em cardíaco, 54 em área de interesse do candidato e 27 nas técnicas terapêuticas. Do total das horas, a distribuição por contexto clínico será: 242 em hospital ou centro de reabilitação, 81 em ECCI ou domicílio ou UCC, 41 na RNCCI e 41 em outros contextos no âmbito da especialidade (comunidade/escolas/grupos, desporto, lares, pediatria ou outro no âmbito da especialidade e validado por supervisor clínico), respeitando assim a duração mínima prevista por prática/contexto pela Ordem dos Enfermeiros. A escolha terá em conta a disponibilidade para o desenvolvimento de técnicas terapêuticas manuais e instrumentais usadas nos cuidados de ER. O estudante deve definir objetivos específicos, em parceria com o tutor e professor. A avaliação será realizada pela aplicação do instrumento de avaliação final da escola, construído com base no perfil de competências do EEER (60%) e pelo relatório de estágio (40%).

Regente da Unidade Curricular

Maria de Fátima de Sequeira Loureiro

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