Menu
Resumo da Cadeira
Curso Enfermagem
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 1º Ano
Semestre
ECTS 3
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

O estudante no final da Unidade Curricular deverá ser capaz de:

  • Compreender a importância e especificidades da Psicologia da Saúde; 
  • Caracterizar a Psicologia da Saúde e o contributo para a prática profissional na área da saúde;
  • Compreender o contributo teórico-prático da psicologia na prevenção da doença e promoção da saúde;
  • Compreender os processos psicológicos envolvidos na prevenção da doença e promoção da saúde; 
  • Conhecer os vários campos de intervenção da Psicologia da Saúde;
Desenvolver competências de intervenção e investigação em Psicologia da Saúde.

Conteúdos
programáticos

  • Introdução e delimitação de conceitos:

Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Saúde, saúde, estilo de vida e comportamentos de saúde.

Enquadramento histórico; Teorias e modelos na Psicologia da Saúde; Focos de investigação e prática profissional. Implicações práticas.

  •  Fatores psicossociais na saúde e na doença:

A Promoção da saúde e a prevenção de doenças: comportamento e saúde; comportamento alimentar; exercício físico; saúde mental, comportamento aditivo.

Stress e coping: modelos conceptuais; fatores pessoais/contextuais, reações (psicofisiológicas e psiconeuroimunologia) no stress;

estilos e estratégias de coping; relações entre stress, coping, saúde e doença.

Bem-estar; qualidade de vida; religiosidade; equipa multidisciplinares em saúde; comunicação terapêutica como contributo na melhoria da qualidade de cuidados, adequada à fase desenvolvimental do cliente. 

  •  Compreensão e intervenção em comportamentos de saúde, comportamentos de risco e na doença:

Avaliação e intervenção na Psicologia da Saúde: mudança de comportamentos de risco; promoção de comportamentos de saúde; prevenção da doença e promoção da saúde.

Metodologias/
Avaliação

Serão dinamizadas aulas teórico-práticas, recorrendo a técnicas expositivas e participativas. Assim, serão expostos modelos conceptuais, resultados empíricos e recomendações práticas em Psicologia da Saúde, articulando com questionamento, estudos de caso e realização de atividades páticas para consolidação de conhecimentos. 
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Cátia Marques
(Prof.ª Doutora)

Partilhar curso