Menu
Resumo da Cadeira
Curso Enfermagem
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 4º Ano
Semestre
ECTS 4
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Analisar criticamente diferentes tipos de desenhos de investigação, tipos de amostragem, tipos e instrumentos de medida;
  • Discutir os conceitos de validade interna e externa;
  • Realizar a colheita de dados, de acordo com a estratégia definida;
  • Organizar, analisar e interpretar os dados de investigação;
  • Analisar artigos de investigação;
  • Definir os princípios éticos da investigação e o papel das comissões de ética;
  • Analisa criticamente o planeamento do projeto de investigação elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Investigação I;
  • Demonstra capacidade crítica sobre os aspetos éticos da investigação;
  • Desenvolve o trabalho de campo;
  • Analisa e interpreta os achados da investigação;
  • Apresenta os resultados da investigação, sua discussão e respetivas conclusões;
  • Elabora o relatório sob a forma de artigo.

Conteúdos programáticos

  1. Análise crítica do projecto de Investigação
  2. Fase Empírica:
    Recolha e Tratamento dos dados
    • Organização e codificação da informação
    • Análise quantitativa: Estatística descritiva e inferencial
    • Análise Qualitativa: análise de conteúdos
    • Descrição, interpretação e discussão dos resultados.
  3. Organização, apresentação e defesa de monografia
  4. Princípios na elaboração relatório de investigação
  5. Princípios na elaboração de artigo científico

Metodologias/
Avaliação

  • Participativo e colaborativo, centrado na aprendizagem dos estudantes.
  • Desenvolvimento da fase empírica com acompanhamento em OT, de acordo com o Guia específico das OT.
  • Utilização de Problem Based learning – PBL, em tipologia OT.
  • Análise crítica com revisão do projeto de investigação.
  • Defesa pública do artigo científico perante júri constituído para o efeito.
  • Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Henrique Pereira
(Prof. Doutor)

Partilhar curso