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Resumo da Cadeira
Curso Enfermagem
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 3º Ano
Semestre
ECTS 5
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conhecer as etapas do processo de investigação;
  • Analisar os diferentes tipos de investigação, suas finalidades, procedimentos, vantagens e limitações;
  • Compreender as ferramentas e métodos para desenvolver estudos científicos;
  • Valorizar a complementaridade das abordagens qualitativa, quantitativa e participativa na investigação científica;
  • Sustentar as tomadas de decisão na melhor evidência científica;
  • Apresenta um projeto de investigação;
  • Demonstra conhecimento sobre as etapas do processo de investigação, tipos de estudo e metodologias de investigação;
  • Avalia criticamente artigos científicos em Enfermagem;
  • Estrutura o projeto de investigação centrado no problema formulado, respeitando todas as etapas do mesmo;
  • Planeia a fase conceptual e metodológica da investigação;
  • Justifica as opções adotadas em cada etapa do processo de investigação;
  • Define estratégias para construção de uma proposta de projeto de investigação em grupo.

Conteúdos programáticos

  1. Prática Baseada na Evidência
  2. Fases do processo de investigação.
  3. A formulação do problema de investigação.
  4. Os objetivos, as questões e/ou as hipóteses de Investigação.
  5. Paradigmas de investigação: Investigação Qualitativa, Quantitativa e Investigação-ação participativa.
  6. Características dos métodos. Críticas à sua abordagem.
  7. Desenho de Investigação.
    1. Elementos do desenho de investigação.
    2. Métodos de amostragem.
    3. Erro amostral. Representatividade da amostra.
    4. Instrumentos e Método de recolha de dados.
    5. Princípios de medida. Níveis de medida. Vantagens da medição de variáveis. O processo de mensuração das variáveis. Etapas da recolha de dados. Modos de abordagem: observação; diário campo; entrevista; narrativas; inquérito; questionário.
  8. Focus group; Worldcafé.

  9. Ética em investigação científica.

  10. Operacionalização dos requisitos éticos em investigação científica.

  11. Comissões de ética. O consentimento informado.

  12. Projeto de investigação.

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese. Estas abordagens serão complementadas, numa perspetiva de aplicação, em momentos de orientação tutorial através da aplicação da técnica de PBL (Problem Based Learning) uniformizada através de guia orientador a facultar a docentes e estudantes.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Liliana Mota
(Prof.ª Doutora)

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