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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Descrever a história e estrutura da Cruz Vermelha Nacional e Internacional;
  • Identificar a rede Nacional da Cruz Vermelha;
  • Reconhecer os princípios da Cruz Vermelha, enquanto cidadão e profissional de saúde, na intervenção comunitária; 
  • Compreender as questões do direito internacional na ajuda e proteção das pessoas em situações de conflito/catástrofe humanitária;
  • Relacionar as áreas de intervenção da Cruz Vermelha e as principais atividades com a sua missão;
  • Reconhecer a importância do voluntariado/juventude cruz vermelha no exercício de uma cidadania ativa, no apoio social e assistência humanitária;
  • Transpor os projetos de voluntariado da Cruz Vermelha Portuguesa para o seu desenvolvimento pessoal e académico.

Conteúdos
programáticos

  • Breve História da Cruz Vermelha Nacional e Internacional; 
  • Rede Nacional Cruz Vermelha; 
  • Princípios fundamentais; 
  • Estruturas internacionais; 
  • Direito Internacional Humanitário; 
  • Principais atividades: área de emergência pré-hospitalar, social e humanitária; saúde; educação; apoio à população Sénior; apoio domiciliário; apoio aos dependentes; teleassistência; apoio à migração; Igualdade de género; prevenção da violência, ensino profissional, ensino do socorrismo, ensino superior e formação; 
  • Voluntariado e Juventude Cruz Vermelha: o que é, perfil do voluntario, responsabilidades, enquadramento legal, áreas de intervenção, formação; 
  • Socorro e assistência às pessoas vítimas de guerras e catástrofes naturais. 

Metodologias/
Avaliação

Vai ser dada prioridade à discussão em sala, tendo por base pesquisa realizada pelos estudantes nos sites oficiais da internet. Serão organizadas algumas sessões com peritos. Os estudantes promoverão um trabalho de síntese através das suas pesquisas, pela disseminação dos resultados de aprendizagens realizadas. Tendo em conta os objetivos traçados e as metodologias a utilizar, parece-nos que o modelo de avaliação através de trabalho de grupo se afigura ajustada pela interação e partilha que se promoverá.
Modalidade de avaliação contínua.

 Regente da Unidade Curricular

Ana Quesado
(Prof.ª Doutora)

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