Menu
Resumo do Cadeira
Curso Enfermagem
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 1º Ano
Semestre
ECTS 10
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

Argumentar sobre a natureza, epidemiologia, estratégias preventivas e papel do enfermeiro na prevenção, diagnóstico e controlo das infeções associadas aos Cuidados de Saúde.
Demonstrar comportamento adequado em aulas de prática simulada.
Conscientização dos diferentes papéis, responsabilidades e funções dos enfermeiros.
Capacidade para empreender avaliações abrangentes e sistemáticas usando diferentes estratégias de recolha de dados, tendo em atenção fatores físicos, sociais, culturais, psicológicos, espirituais e ambientais relevantes.
Suportar a tomada de decisão clínica no âmbito do autocuidado e tomar conta e assegurando os padrões de qualidade dos enfermeiros de cuidados gerais e a prática baseada na evidência.
Demonstrar a capacidade de informar, capacitar e supervisionar a pessoa com alteração no autocuidado visando o máximo potencial de autonomia.

Conteúdos programáticos

Conceitos fundamentais para os cuidados de enfermagem
Fundamentos da prática simulada aplicada ao Ensino de Enfermagem
Cuidar na prática de Enfermagem
Segurança Ambiental<
Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos
Documentação e Registos
Admissão, Transferência e Alta
Avaliação de Saúde e Exame Físico
Capacidade para executar autocuidado
Capacidade para mobilizar-se, transferir-se e andar
Capacidade para vestir-se/despir-se e arranjar-se
Capacidade para executar higiene, higiene oral e tomar banho
Capacidade desempenhar atividades de lazer
Processo Corporal:
Sono
Processo do Sistema Nervoso
Processo do sistema regulador: termorregulação
Processo do Sistema Tegumentar
Suporte Básico de Vida

Metodologias/
Avaliação

As aulas T terão carácter expositivo. As TP visam demonstração procedimentos, discussão e reflexão de casos clínicos.

As PL serão desenvolvidas em contexto de simulação clínica no Centro de Simulação, Aprendizagem e Inovação.

O recurso à prática simulada terá por base o modelo de desenvolvimento de competências de julgamento clínico em enfermagem, usando técnicas briefing e debriefing, com avaliação contínua. Na componente OT será utilizada a metodologia de resolução de problemas (PBL), sendo explorada a vertente de trabalho de grupo e tomada de decisão, com aplicação da dinâmica de peer feedback, conjuntamente com o docente, na identificação dos contributos de cada elemento e respetivas competências atingidas na elaboração do trabalho. O desenvolvimento das sessões segue o descrito no “Planeamento das Orientações Tutorias”.

Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Ana Quesado
(Prof.ª Especialista)

Partilhar curso