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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Planear e organizar a prestação de cuidados em contexto de saúde materna e infantojuvenil face as necessidades da mulher, RN/Latente/criança/adolescente/família;
  • Aplicar a metodologia do processo de enfermagem;
  • Prestar cuidados globais e individualizados ao utente/família, tendo em vista a recuperação da sua independência;
  • Prestar cuidados relacionados com a gestão da dor;
  • Capacitar a mulher, RN/Latente/criança/adolescente/família e comunidade, para promover a continuidade e segurança dos cuidados;
  • Administrar de forma segura fármacos e outras terapias com a finalidade de proporcionar cuidados de enfermagem de qualidade;
  • Planear, organizar, executar e avaliar atividades de promoção da saúde, prevenção e recuperação de doença;
  • Promover o processo de educação em saúde com pessoas, grupos e comunidade na promoção da saúde e estilos de vida saudáveis;
  • Analisar criticamente a sua prática;
  • Utilizar recursos tecnológicos e informáticos adequados.

Conteúdos programáticos

Para a concretização dos objetivos e tendo em conta a sua tipologia, a unidade curricular permitirá um período de experiência clinica durante o qual os estudantes são integrados numa equipa de saúde em unidades de internamento hospitalares. Apesar de não ter conteúdos programáticos teóricos definidos, contribuirá para o desenvolvimento dos conhecimentos científicos, técnicos e relacionais nos cuidados dirigidos ao utente em qualquer situação saúde/doença.

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino assentam na supervisão clínica, orientações tutoriais, trabalho por projeto e/ou problema, apresentação e discussão de processos de enfermagem, trabalho de pesquisa orientada com discussão/apresentação em equipa.

Os estudantes, com supervisão dos orientadores de ensino clínico, irão “executar programa de educação para a saúde” decorrentes da fase de planeamento da metodologia de “aprendizagem e serviço” desenvolvida na componente teórica (5ª semestre) em dois contextos escolares decorrentes do diagnóstico inicial. As calendarizações das intervenções são dadas a conhecer aos respetivos serviços, fazendo parte integrante do Guia. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias pedagógicas ativas, diversificadas e colaborativas, quer entre estudantes e orientador/tutor, quer entre pares em articulação com os princípios de supervisão clínica de estudantes em ensino clínico.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Maribel Carvalhais
(Prof.ª Doutora)

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