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Resumo da Cadeira
Curso Enfermagem
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 3º Ano
Semestre
ECTS 10
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Identificar no contexto da prática clínica áreas de intervenção coerentes com o Programa Nacional de Saúde Mental.
  • Aplicar a metodologia do processo de enfermagem à pessoa com alteração da saúde mental ou na sua promoção.
  • Respeitar procedimentos de administração segura de psicofármacos.
  • Desenvolve projetos e/ou programas de intervenção na promoção da saúde mental e prevenção da doença mental.
  • Conhece os direitos e deveres dos clientes em saúde mental.
  • Conhece o papel do enfermeiro nas diversas opções terapêuticas.
  • Demonstrar capacidade de raciocínio clínico e da tomada de decisão.
  • Demonstrar conhecimentos que irão suportar a sua acção perante o indivíduo com alteração da saúde mental, família e comunidade.
  • Participa em atividades de intervenção comunitária na promoção da saúde mental e prevenção da doença mental.
  • Analisar criticamente a sua prática clínica, o seu contributo num contexto de trabalho em equipa e dos seus pares (peer feedback);
  • Planeiar, organizar e avaliar atividades de promoção da saúde mental, prevenção e recuperação de doença mental, com critérios de qualidade.

Conteúdos programáticos

Aplicação dos conteúdos programáticos inerentes às unidades curriculares lecionadas anteriormente, sobretudo na unidade curricular de Enfermagem – Saúde Mental, assim como, nas restantes unidades curriculares que integram o Plano de Estudos.

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino assentam na supervisão clínica, orientações tutoriais, trabalho por projecto e/ou problema, apresentação e discussão de processos de enfermagem, trabalho de pesquisa orientada com discussão/apresentação em equipa. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias pedagógicas ativas, diversificadas e colaborativas, quer entre estudantes e orientador/tutor, quer entre pares em articulação com os princípios de supervisão clínica de estudantes em ensino clínico.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

António Ferreira
(Prof. Especialista)

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