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Resumo da Cadeira
Curso Enfermagem
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 4º Ano
Semestre
ECTS 3
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conhecer as necessidades de saúde dos indivíduos/famílias e comunidade aos vários níveis de prevenção para uma intervenção eficaz e colaborativa;
  • Desenvolver conhecimentos ao nível da intervenção e avaliação à família, grupos e comunidade;
  • Aplicar teorias e modelos de abordagem sistémica;
  • Compreender a abordagem da Enfermagem de família e da Enfermagem Comunitária;
  • Conhecer e valorizar as redes familiares e sociais de apoio;
  • Compreender o processo de enfermagem ao individuo e família;
  • Compreender o processo Planeamento em Saúde dirigido às comunidades;
  • Compreender as políticas de saúde e sociais nacionais;
  • Compreender o potencial de saúde do indivíduo/família/comunidade, através da otimização do trabalho adaptativo, colaborativo e em rede.

Conteúdos programáticos

I – Saúde Comunitária

  1. Plano Nacional de Saúde e Programas Nacionais de Saúde Prioritários
  2. Planeamento em Saúde
    Do diagnóstico de situação de saúde à construção de Programas e Projetos de Saúde.
  3. Intervenção em rede

II - Saúde Familiar

  1. Modelos de avaliação e intervenção em Enfermagem Saúde Familiar - MDAIF.
  2. Promoção e proteção da Saúde e a gestão da doença ao longo do ciclo vital do indivíduo e da família
    1. Planeamento familiar e saúde reprodutiva. Programa Nacional de Saúde Reprodutiva.
    2. Saúde Materna. Programa Nacional de Saúde Materna.
    3. Saúde Infantil e Juvenil.
    4. Saúde no Adulto e Idoso.
  3. Vigilância do indivíduo e família para a auto-gestão da doença
    Boas práticas na gestão colaborativa da pessoa com diabetes de Mellitus, Hipertensão Arterial, Hipocoagulação, cessação tabágica, desabituação alcoólica e Tuberculose

Metodologias/
Avaliação

Metodologia Expositiva e interativo no desenvolvimento das aulas teóricas. Metodologia demonstrativa e interativa nas aulas de tipologia teórico-prática. Metodologia da aprendizagem baseada em problemas, e da educação para a compreensão através de um planeamento educacional baseado em cenários de aprendizagem significativos (simulação) nas aulas de práticas laboratoriais. Recurso à plataforma de e-learning para o estudo orientado, discussão e reflexão. Para a avaliação será utilizado o peerfeedback.
A avaliação será contínua.

Regente da Unidade Curricular

Manuela Ferreira
(Prof.ª Doutora)

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