Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Analisar modelos de Educação para a Saúde nas intervenções;
  • Integrar os determinantes da saúde em problemas prioritários;
  • Diagnosticar, planear, executar e avaliar atividades de educação para a saúde em contexto de prática simulada/real;
  • Reconhecer e refletir sobre o comportamento e estilo comunicacional adotado;
  • Desenvolver pensamento crítico e reflexivo na análise de problemas de saúde e sua adequação às estratégias de educação para a saúde.

Conteúdos programáticos

  • Educação para a Saúde: Teorias e modelos e sua aplicação na prática. Métodos, estratégias e recursos pedagógicos.
  • Educação para a Saúde e Promoção da Saúde: relações e diferenças entre conceitos e implicações para o exercício profissional.
  • Planeamento, execução e avaliação de uma atividade de Educação para a Saúde.
  • A formação ao longo da vida.
  • Teorias da comunicação: os axiomas da comunicação humana; estilos comunicacionais e barreiras à comunicação. Comportamentos e Comunicação: perfil comunicacional.
  • O papel do outro na interação comunicacional: implicações para a prática. Educação pelos pares.

Metodologias/
Avaliação

A avaliação contínua incidirá sobre uma ficha de avaliação 30% e o planeamento, implementação e avaliação de uma sessão de Educação para a Saúde 70%. Em época de Exame a avaliação será realizada por meio de um exame teórico.

Regente da Unidade Curricular

Regente: Fernanda Príncipe

Assistente: Ana Torres

Partilhar curso