Menu
Resumo da Cadeira
Curso Enfermagem
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 1º Ano
Semestre
ECTS 2
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Identificar os objetos de estudos e os métodos utilizados pelas ciências sociais de Antropologia e de Sociologia;
  • Explicar a organização dos indivíduos em grupos e em sociedade; - Utilizar os indicadores conceptuais das duas ciências para compreensão da vida e da saúde;
  • Identificar o contributo destas ciências sociais para a prática de enfermagem, promovendo o respeito pela diversidade social e cultural e pela pessoa;
  • Capacitar para apreciar a diversidade e a multiculturalidade;
  • Reconhecer as suas crenças e valores e a influência que podem ter na prestação de cuidados;
  • Prestar cuidados de saúde, tendo consideração o impacto da diversidade cultural na promoção da saúde, e com respeito pela diversidade social e cultural;
  • Aplicar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no desenvolvimento do planeamento de atividades de sensibilização para a diversidade social e cultural;
  • Articular com a equipa multiprofissional, no respeito pela diversidade social e cultural e no respeito pelos direitos da pessoa.

Conteúdos programáticos

1. Objeto, objetivos e métodos da Sociologia e da Antropologia

Domínio das duas ciências. Os objetos de estudo da Antropologia e da Sociologia. Os objetivos da Sociologia e Antropologia. O método científico em Ciências Sociais.

2. Cultura e Diversidade Cultural

O que é a cultura e sua importância na vida dos indivíduos. Cultura, saúde e doença. Impacto da cultura e da diversidade cultural para a promoção da saúde.

3. O Indivíduo e a Sociedade

Estruturas sociais e comportamento social do indivíduo. O funcionamento da Sociedade: organização e mudança social. Processo de Socialização. Tipo de sociedades. Atitudes e comportamentos de saúde e estilos de vida.

4. Processos Contemporâneos e Mudança Social

Estruturas familiares e dinâmicas sociais. O conceito de família; violência doméstica; o papel das redes sociais; a diferenciação dos papéis sociais. Pobreza e exclusão social; dinâmicas migratórias; desigualdades perante a mortalidade e a morbilidade.

5. A diversidade social e cultural na intervenção com a pessoa

Diversidade social e cultural.

Metodologias/
Avaliação

Dinâmicas de grupo e individuais de desenvolvimento de competências de sensibilidade social e cultural. Será promovida a metodologia de peer feedback, na identificação dos contributos dos elementos do grupo para os resultados de aprendizagem.
A avaliação será contínua.

Regente da Unidade Curricular

Carlos Costa Gomes
(Prof. Doutor)

Partilhar curso