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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender as condições para um exercício profissional de acordo com as melhores práticas, sustentado na garantia do exercício dos direitos e deveres definidos no Estatuto da Ordem dos Enfermeiros;
  • Compreender o Comportamento Organizacional e a sua contribuição para a gestão;
  • Analisar os fatores organizacionais que caracterizam o Comportamento Organizacional;
  • Analisar o comportamento dos indivíduos dentro das organizações: a importância da inteligência emocional;
  • Analisar os comportamentos de mudança e a sua importância no seio das organizações;
  • Compreender o desenvolvimento organizacional enquanto estratégia para promover a mudança organizacional planeada;
  • Compreender a liderança enquanto estratégia de mudança;
  • Conhecer os valores, princípios éticos e deontológicos e normas legais da profissão, no contexto da sua relação de trabalho com as Pessoas/os Colaboradores;
  • Compreender a relevância da aplicabilidade na ação do conhecimento dos valores, regras e práticas de acordo com a legis artis;
  • Compreender o processo de corresponsabilidade da decisão partilhada na sua complexa articulação com a responsabilidade individual pelas decisões e atos praticados;
  • Compreender a relevância do papel do enfermeiro gestor enquanto garante das condições de liberdade e urbanidade no seio das equipas;
  • Analisar o papel do enfermeiro gestor enquanto exemplo no fomento de uma cultura de valores, assente num ambiente de empatia, confiança e credibilidade;
  • Analisar criticamente a responsabilidade profissional relativa à tomada de decisão, ao nível organizacional;
  • Compreender a ética e a responsabilidade das organizações.

Conteúdos programáticos

1 – O comportamento Organizacional e a gestão: uma abordagem histórica dos principais momentos na história da gestão, o surgimento do Comportamento Organizacional e a sua contribuição para a gestão;

2 - O indivíduo e o Comportamento Organizacional - A relação entre a natureza humana e o Comportamento Organizacional:

2.1. Emoções e Inteligência Emocional: o binómio emoção-razão;

2.2. A motivação;

2.3. A satisfação com o trabalho;

2.4. O stress ocupacional;

3 - A organização e o Comportamento Organizacional:

3.1. Cultura organizacional;

3.2. Mudança Organizacional: gestão, liderança e mudança organizacional;

3.3. Comportamentos de Cidadania Organizacional;

3.4. A Inovação;

4 - O Controlo: das estratégias aos sistemas de controlo;

5 - O Processo de Desenvolvimento Organizacional;

6 – Liderança para a Mudança;

7. Cultura organizacional à luz do Código Deontológico do Enfermeiro;

8. Ética organizacional: conceito e evolução:

8.1. Valores éticos e a responsabilidade das organizações;

8.2 Importância da ética nas organizações;

9. Os desafios éticos nas organizações e nos gestores;

10. As vantagens e desafios da ética nas organizações;

11. A Ética Organizacional como ferramenta de gestão.

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um. Será convidada a Ordem dos Enfermeiros para colaborar no desenvolvimento desta unidade curricular em resposta ao conteúdo específico: “Cultura organizacional à luz do Código Deontológico do Enfermeiro”.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

 

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