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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender a importância da gestão, organização e tratamento da informação nos Sistemas de Saúde; 
  • Usar ferramentas de processamento de informação, no suporte à prática e à tomada de decisão de Enfermagem;
  • Analisar criticamente os Sistemas de Informação em Saúde; 
  • Identificar as componentes específicas da documentação de Enfermagem nos registos eletrónicos em Saúde; 
  • Delimitar os elementos centrais de um Resumo Mínimo de Dados em Enfermagem (RMDE); 
  • Identificar as oportunidades associadas aos RMDE no âmbito da governação em saúde;
  • Compreender a problemática do acesso aos dados em saúde;
  • Compreender a importância da segurança nos processos de gestão, organização e tratamento da informação nos Sistemas de Saúde; 
  • Compreender a relevância da segurança dos Sistemas de Informação em saúde na qualidade dos cuidados prestados e otimização da gestão de serviços de saúde;
  • Compreender o impacte administrativo, financeiro e tecnológico da implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD);
  • Relacionar a avaliação dos sistemas de informação com a política de garantia da qualidade dos cuidados; 
  • Incorporar a melhor evidência disponível e os "standards em uso” na avaliação dos SIE.

Conteúdos programáticos

Introdução aos sistemas de informação em Enfermagem:

  • Documentação em Enfermagem
  • Sistemas de informação informatizados de Enfermagem
  • Ontologias e Terminologias
  • Registos de saúde eletrónicos
  • Desenvolvimento e implementação de sistemas de informação
  • Requisitos dos sistemas de informação

Resumo Mínimo de Dados

Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão

Segurança e Proteção de Dados em Saúde:

  • Princípios de Segurança
  • Regulamento Geral da Proteção de dados         

Avaliação de Sistemas de Informação:

  • Estratégias de avaliação dos sistemas de informação
  • Processo de avaliação dos sistemas de informação

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizadas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, através da interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um. Ao longo das sessões letivas será efetuada uma exposição dos conteúdos programáticos em função dos objetivos a atingir. Pelo caráter teórico e teórico-prático, serão promovidos momentos de partilha de experiência, permitindo a reflexão e integração dos conteúdos lecionados nos problemas identificados nas organizações de saúde relacionados com as tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente, a interoperabilidade, a partilha, o acesso, a segurança e a proteção de dados.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Liliana Mota
(Prof.ª Doutora)

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