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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Respeitar a singularidade e autonomia da pessoa em situação de doença incurável ou grave, em fase avançada, progressiva e terminal no acompanhamento de vivências individuais específicas, no processo de morrer e de luto;
  • Estabelecer plano assistencial mediante a fase do processo de luto;
  • Negociar objetivos de cuidados, mutuamente acordadas;
  • Capacitar a pessoa com doença incurável ou grave, em fase avançada, progressiva e terminal mobilizando os seus recursos, de modo a facilitar a tomada de decisão;
  • Apoiar a pessoa, de modo continuado, nas perdas sucessivas e nas tarefas de resolução do luto (incluindo o antecipatório e complicado);
  • Saber lidar com o sofrimento, em especial na terminalidade da vida

Conteúdos programáticos

  • Avaliação diagnóstica: critérios e formulação
  • (Re) Definição de objetivos e do plano de cuidados
  • Controlo de sintomas nos últimos dias/horas de vida
  • Cuidados de conforto
  • Sedação Paliativa
  • Cumprimento de vontades antecipadas
  • Orientações práticas e legais para o momento da morte
  • Cuidados pos-mortem
  • Processo de Perda e Luto: conceito, caraterização do processo, vivência e fases do luto
  • Intervenção terapêutica no processo de perda e luto, considerando as tarefas de resolução do luto Luto Antecipatório e Luto Complicado: identificação/avaliação, prevenção e intervenção terapêutica Acompanhamento de crianças e adolescentes
  • Grupos de interajuda
  • Luto dos Profissionais

Metodologias/
 Avaliação

Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada a metodologia expositiva e interativa no âmbito da tipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão utilizadas dinâmicas de discussão de casos da prática clínica, suportados por evidência científica, preconizam-se metodologias ativas como o role-play e role-reversal com a criação de cenários complexos da prática clínica em cuidados paliativos. Nas aulas de tipologia de seminário preconiza-se o aprofundamento dos conhecimentos com a lecionação de conteúdos específicos deste domínio de conhecimentos com peritos. Avaliação será realizada através de um trabalho de grupo com apresentação e discussão individual (Trabalho de grupo - 60%+ Discussão individual – 40%) que visará a aplicação do processo de enfermagem avançada na dimensão dos processos de cuidar em fim de vida e perda e luto em cuidados paliativos. Os estudantes podem optar por exame final.

Regente da Unidade Curricular

Sara Margarida Rodrigues Gomes

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