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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender o processo de adaptação na progressão da doença e morte
  • Avaliar o cuidador/família na dimensão Psicossocial
  • Identificar as necessidades da pessoa com doença incurável ou grave, em fase avançada, progressiva e terminal e dos seus cuidadores/familiares
  • Identificar situações problemas e fatores de risco associados à exaustão do cuidador da pessoa com doença incurável ou grave, em fase avançada, progressiva e terminal para agir precoce e preventivamente, de modo adequado
  • Capacitar o cuidador da pessoa com doença incurável ou grave, em fase avançada, progressiva e terminal para prestar cuidados no domínio do autocuidado
  • Desenvolver processos de negociação de objetivos e metas de cuidados, mutuamente acordados, dentro do regime terapêutico
  • Capacitar o cuidador/família de estratégias na gestão e implementação do plano assistencial e do regime terapêutico

Conteúdos programáticos

  • Processo de adaptação na progressão da doença e morte
  • Avaliação Psicossocial da família
  • Diagnóstico de necessidades dos cuidadores/familiares
  • Cuidar dos cuidadores/familiares, prevenindo/intervindo em situações de exaustão
  • Capacitação para o autocuidado
  • Negociação de objetivos e metas de cuidados, mutuamente acordados, dentro do regime terapêutico
  • Capacitação do cuidador/família na gestão e implementação do plano assistencial e do regime terapêutico
  • Estratégias de coping dos cuidadores
  • Estatuto do cuidador informal

Metodologias/
 Avaliação

As metodologias de ensino/aprendizagem propostas promovem uma abordagem crítico-reflexiva, que facilite a integração de conhecimentos especializados e a sua transposição para os contextos clínicos. Neste pressuposto serão utilizadas diferentes metodologias, designadamente, método expositivo e reflexivo, com o recurso a momentos de brainstorming, role-play/simulação, debate, estudo de caso e pesquisa orientada de evidência científica. A avaliação da unidade curricular será realizada através da realização de trabalho de grupo, com apresentação e discussão em turma(Trabalho de grupo - 60%+ Discussão individual – 40%). Os estudantes podem optar por exame final.

Regente da Unidade Curricular

Ricardo Manuel da Costa Melo

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