Menu
Resumo da Cadeira
Curso Enfermagem do Trabalho
Estado Candidaturas encerradas
Regime Pós-laboral
Ano 1º Ano
ECTS 2
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Promover as políticas do Marketing e aplicá-las no contexto dos Serviços de Saúde Ocupacional;
  • Formular uma visão integrada dos Serviços da Saúde Ocupacional no âmbito do Marketing Estratégico;
  • Compreender das estratégias genéricas de criação de valor para a organização;
  • Promover boas práticas do marketing relacional, definindo estratégias de relacionamento com o público-alvo;
  • Compreender e integrar a cadeia de valor da organização e o perfil funcional dos seus profissionais;
  • Desenho de um processo de desenvolvimento de um serviço de parceria com o cliente;
  • Compreender o modelo de integração na cadeia de valor da organização-alvo;
  • Implementar, monitorizar e atualizar no tempo o seu plano de marketing;
  • Compreender a importância da investigação na área e desenvolvimento de competências de gestão de marketing nos serviços.

Conteúdos programáticos        

1. O porquê do marketing no séc. XXI;

2. Marketing enquanto atividade que gere relações de troca com horizonte de longo prazo - enquadramento;

3. Gestão de marketing nos serviços de saúde ocupacional, a sua visão, função e aplicação;

4. Análise da Cadeia de Valor da organização versus as mais-valias da oferta/serviço de saúde ocupacional;

5. Plano de marketing – enquadramento e perspetiva da construção à implementação;

6. Estrutura plano de marketing em serviços de saúde ocupacional;

7. Marketing relacional – serviços e organizações Marketing Oriented;

8. Estudo e desenvolvimento de casos práticos.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia a utilizar é multi-métodos, para as aulas teóricas, e metodologia ativa ou interactiva, para as aulas de tipologia teórico-prática. Nas aulas de tipologia teórico-prática irão ser utilizados laboratórios relacionais, para treino, visando um ensino centrado no estudante e na resolução de problemas práticos, atuais e frequentes à área científica. Os estudantes realizarão um plano de marketing e comunicação dirigido a uma empresa especifica.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Duarte Magalhães
(Prof. Doutor)

Partilhar curso