Objetivos de aprendizagem/ Competências |
|
Conteúdos programáticos |
1- Ética em enfermagem do trabalho/saúde ocupacional 1.1- Fundamentos conceptuais da ética, da moral, da deontologia profissional e da bioética; 1.2- Ética organizacional: conceito e evolução, valores éticos e a missão das organizações, cultura organizacional à luz do Código Deontológico do Enfermeiro; 1.3- Desafios bioéticos nas organizações: Ética da responsabilidade, sigilo profissional (confidencialidade e privacidade), e direitos e deveres do enfermeiro de saúde Ocupacional na relação com o indivíduo e equipas; 1.4- Dimensão ética em saúde ocupacional: princípios éticos na relação clínica e interprofissional e ética do cuidado; 1.5- Capacidades para a tomada de decisão. 2- Epidemiologia e estatística em saúde ocupacional 2.1- Determinantes de saúde do trabalho, doenças profissionais e relacionadas ou agravadas com o trabalho: epidemiologia e estatística; 2.2- Tipos de estudos epidemiológicos aplicados à saúde ocupacional. 3. Investigação em enfermagem do trabalho/saúde ocupacional 3.1- Prática baseada na evidência: do conceito à sua implementação em enfermagem do trabalho; 3.2- Etapas da prática baseada na evidência: definição da pergunta de partida (Modelo PICO para formular questões clínicas), planeamento e realização da revisão da literatura, análise critica da literatura, integração da evidência na prestação de cuidados, avaliação do processo; 3.3- As revisões sistemáticas da literatura como o “golden standard” da prática baseada na evidência em enfermagem do trabalho; 3.4- Guias de boas práticas: desenvolvimento e implementação; 3.5- Incorporação dos resultados da investigação na prática clínica de enfermagem do trabalho; 3.6- A “ética da evidência” na tomada de decisão clínica de enfermagem do trabalho. 4- Projetos de Intervenção/investigação em enfermagem do trabalho 4.1- Inovação e desenvolvimento em enfermagem do trabalho; 4.2- Conceção e Desenvolvimento de projetos de intervenção/investigação em enfermagem do trabalho/ saúde ocupacional. |
Metodologias/ |
A metodologia a utilizar para a maioria das Unidades Curriculares (UC) que compõem o Curso de Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho é multimétodos, para as aulas teóricas, e metodologia ativa ou interativa, para as aulas de tipologia teórico-prática. Nas aulas de tipologia teórico-prática irão ser utilizados laboratórios relacionais, para treino, visando um ensino centrado no estudante e na resolução de problemas práticos, atuais e frequentes à área científica da UC. Os estudantes realizarão uma revisão integrativa/sistemática da literatura, que dê resposta a uma questão problema e que, com ela, a elaboração de um plano de intervenção/investigação na área de enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional. |
Regente da Unidade Curricular |
Manuela Ferreira |