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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Garantir um papel dinamizador no desenvolvimento e suporte das iniciativas estratégicas institucionais na área da governação clínica.
  • Desenvolver práticas de qualidade, gerindo e colaborando em programas de melhoria contínua.
  • Gerir os cuidados de enfermagem, otimizando a resposta da sua equipa e a articulação na equipa de saúde.
  • Adaptar a liderança e a gestão dos recursos às situações e ao contexto, visando a garantia da qualidade dos cuidados e dotações seguras.
  • Utilizar instrumentos de apoio à tomada de decisão que permitam a estruturação e a dinamização de ações de liderança, coordenação de equipas e acompanhamento das práticas profissionais.
  • Compreender a relevância da supervisão clínica em enfermagem para a qualidade dos cuidados e para o desenvolvimento de competências.
  • Analisar os processos de liderança e de supervisão das práticas clínicas.
  • Adquirir competências para desenvolver programas de melhoria contínua da qualidade com base em indicadores de enfermagem.

Conteúdos programáticos

  • Gestão nas organizações de saúde
  • Gestão e organização dos cuidados de enfermagem: Resolução de problemas e tomada de decisão
  • A Qualidade e Gestão da Qualidade e desenvolvimento dos serviços de Saúde
  • Indicadores de qualidade: Indicadores de estrutura, de processo e de resultado
  • Gestão de pessoas (liderança, delegação, dotações seguras, supervisão, gestão de conflitos, desempenho profissional e avaliação):
  1. Dotação de Enfermeiros: indicadores e valores de referência, implicações para a prática especializada
  2. Liderança e Inovação nas organizações
  3. Liderança na dinâmica organizacional
  4. Liderança, supervisão clínica e qualidade de cuidados
  • Padrões de qualidade de cuidados de enfermagem

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino assentam numa abordagem participativa, construindo um quadro de referência, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese, desenvolvendo-se momentos de análise, reflexão e discussão a partir da análise de estudos de caso. Para as aulas de seminário serão convidados peritos na área da governação clínica.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Liliana Mota
(Prof.ª Doutora)

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