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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Promover um ambiente seguro e favorável à aceitação do estado de saúde da pessoa que vive com uma ostomia, reconhecendo a sua individualidade.
  • Aplicar o conhecimento, habilidades e atitudes na capacitação da pessoa com ostomia com vista a que esta alcance o máximo potencial de autonomia no autocuidado.
  • Elaborar um plano de cuidados centrado na pessoa que vive com ostomia promotor da reconstrução da sua autonomia.
  • Dinamizar a articulação entre os diferentes níveis de cuidados garantindo a transição segura e a continuidade dos cuidados.
  • Implementar normas de orientação clínica no âmbito da estomaterapia.

Conteúdos programáticos        

  • Estratégias para o desenvolvimento do autoconhecimento e da capacitação da pessoa/cuidador/família
  • Capacitação para o autocuidado:
  • Adaptação à vida com ostomia respiratória, de alimentação, de eliminação urinária e de eliminação intestinal
  • Transição segura de cuidados entre diferentes contextos de atuação
  • Integração da pessoa com ostomia na sociedade

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizadas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, através da interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um. Serão realizados seminários com peritos na área científica e a indústria para atualização de conhecimentos e contacto com os dispositivos mais atuais e suas principais indicações. Ao longo das sessões letivas será efetuada uma exposição dos conteúdos programáticos em função dos objetivos a atingir. Pelo caráter teórico e teórico-prático, serão promovidos momentos de partilha de experiência, permitindo a reflexão e integração dos conteúdos lecionados nos problemas identificados nas organizações de saúde relacionados com a adaptação, transição e capacitação no autocuidado da pessoa com ostomia da pessoa e a tomada de decisão de enfermagem.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

A definir...

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