Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender a comunicação como estratégia central da relação de ajuda em contexto de cuidados em estomaterapia.
  • Usar estratégias de comunicação adequadas à pessoa nas diferentes etapas do ciclo vital e fases de adaptação à vida com ostomia.
  • Identificar o risco de complicações associado a cada situação clínica, implementando medidas de prevenção.
  • Avaliar a pele peri-estoma utilizando instrumentos de monitorização.
  • Implementar intervenções com vista à prevenção e, ou tratamento de complicações com recurso a dispositivos e acessórios de ostomia.
  • Delimita critérios de resultados e indicadores dos cuidados de enfermagem em estomaterapia.
  • Discutir sobre as complicações que necessitam de encaminhamento para outros profissionais.

Conteúdos programáticos        

  • Fundamentos da estomaterapia
  • A comunicação em estomaterapia
  • Cuidados à pele em estomaterapia
  • Intervenção na prevenção e tratamento das complicações
  • A ostomia na pessoa em situação de Urgência/Emergência
  • A ostomia na criança e no adolescente
  • A ostomia na pessoa com doença oncológica
  • A ostomia na pessoa com doença crónica
  • Dispositivos de ostomia/ajudas técnicas

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizadas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, através da interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um. Serão realizados seminários com peritos na área científica e a indústria para atualização de conhecimentos e contacto com os dispositivos mais atuais e suas principais indicações. Ao longo das sessões letivas será efetuada uma exposição dos conteúdos programáticos em função dos objetivos a atingir. Pelo caráter teórico e teórico-prático, serão promovidos momentos de partilha de experiência, permitindo a reflexão e integração dos conteúdos lecionados nos problemas identificados nas organizações de saúde relacionados com as tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente, a interoperabilidade, a partilha, o acesso, a segurança e a proteção de dados.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

A definir...

Partilhar curso