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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender os princípios gerais da gestão;
  • Identificar os diferentes níveis de gestão;
  • Identificar os principais instrumentos de apoio à gestão;
  • Compreender a forma como a organização interage interna e externamente;
  • Compreender as condicionantes internas e externas do planeamento;
  • Compreender o controlo como uma estratégia de verificação contínua da execução do plano de ação;
  • Compreende a conceção, implementação e avaliação de indicadores.

Conteúdos programáticos

1. História recente da Gestão da saúde em Portugal;

1.1. A Gestão nos serviços públicos;

1.2. Gestão de serviços públicos e boa governação;

1.3. O que mudou no mercado e na gestão;

1.4. Desafios às organizações da Administração pública;

2. A estrutura articulada com a estratégia;

2.1. O processo de direção: Estruturar as funções diretivas;

2.2. Níveis de gestão e competências;

2.3. Recursos e estratégias;

2.4. Análise de SWOT;

2.5. A decisão de qualidade e quantidade;

3. Apresentação da estrutura funcional e hierárquica de serviços responsáveis pela gestão de contratos de prestação de serviços numa organização de Saúde;

4. Planeamento e controlo de gestão estratégica;

4.1. Ideia Chave do controlo de gestão;

4.2. Processo de gestão estratégica;

4.3. Sistemas de controlo estratégico;

4.4. Da contratualização externa à contratualização interna;

4.5. Tableau de Board e o gestor;

4.6. Balanced Scorecard;

4.7. Gestão por objetivos;

4.8. Criação de valor e medidas de desempenho interno;

5. O incremento à produtividade nos serviços;

6. O risco comercial do prestador de cuidados de saúde;

6.1. A obrigatoriedade da cobertura de serviços de saúde e o seu financiamento;

6.2. Os desafios dos custos operacionais para as Instituições;

6.3. Alternativas financeiras, de cobertura de serviços e o controlo de serviços;

7. A Sub - contratação de serviços e “outsourcing”;

7.1. Tipos de contratos e respetiva análise de custos;

7.2. Discussão sobre aspetos práticos da subcontratação e “outsourcing” em organizações de Saúde e respetivas especificidades;

8. Os indicadores;

8.1. Indicadores de avaliação.

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um. 
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Manuel Melo
(Prof. Especialista)

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