Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Discutir a complexidade e heterogeneidade da formação, distinguindo e articulando diferentes estratégias e modalidades;
  • Distinguir diferentes modos de estruturar pedagogicamente as situações de formação;
  • Formular objetivos e estratégias face à priorização das necessidades em saúde estabelecidas;
  • Estabelecer programas e projetos de intervenção com vista à resolução dos problemas identificados;
  • Diagnosticar, planear, executar e avaliar atividades de educação para a saúde e ou formação;
  • Assumir o papel de facilitador da aprendizagem, em contexto de trabalho, na área da especialidade.

Conteúdos programáticos

  1. Educação, Enfermagem e Saúde: Pedagogia e educação conceitos e conceções pedagógicas.
  2. Educação de adultos: o Modelo andragogico.
  3. O enfermeiro especialista como facilitador dos processos de aprendizagem.
  4. Planificação da educação e formação de adultos.

Metodologias/
Avaliação

A avaliação contínua é constituída por: Trabalho de grupo com planeamento de um projeto educativo dirigido a uma comunidade (100%).

Regente da Unidade Curricular

Regente: Manuela Ferreira

Assistentes: Ana Torres e António José Giro

Partilhar curso