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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Identificar a necessidade e a possibilidade de investigar um problema concreto;
  • Planear, gerir e participar num processo de investigação;
  • Extrair de um processo de investigação as adequadas conclusões e recomendações;
  • Apreciar o valor das conclusões de um processo de investigação a partir do respetivo relatório;
  • Refletir sobre a aplicação dos resultados da investigação na prática clínica;
  • Reconhecer a importância da divulgação achados resultantes da investigação.

Conteúdos programáticos

  • Contribui para o desenvolvimento da prática de enfermagem.
  • Valoriza a investigação como contributo para o desenvolvimento da enfermagem e como meio para o aperfeiçoamento dos padrões de cuidados.
  • Contribui para o desenvolvimento de programas de melhoria da qualidade e procedimentos de garantia da qualidade;
  • Desenvolve uma estratégia de divulgação para a comunidade científica sustentada numa pesquisa sistematizada;
  • Suporta a prática clínica na investigação e no conhecimento, na área da especialidade.
  • Prática Baseada na Evidência: do conceito à sua implementação em Enfermagem;
  • Etapas da prática baseada na evidência:
  • Definir a pergunta (Modelo PICO para formular questões clínicas)
  • Planear e realizar a revisão da literatura:
  • Avaliar criticamente a literatura;
  • Integrar a evidência na prestação de cuidados;
  • Avaliar o processo.
  • Como redigir um artigo científico;
  • Incorporação dos resultados da investigação na prática clínica de enfermagem.
  • A divulgação da investigação científica, a monografia, o artigo científico, as reuniões científicas e o póster. 

Metodologias/
Avaliação

Projeto de Investigação – 40% Artigo no formato de proposta de submissão – 60% Cada grupo/estudante entrega no Secretariado Pedagógico, nas datas definidas em calendário próprio:

  1. Dois exemplares impressos do projeto e um em suporte digital (enviado via email ao orientador) no formato de projeto Q168;
  2. Dois exemplares impressos do artigo e um em suporte digital (enviado via email ao orientador) no formato de proposta de submissão à revista RIIS. O trabalho final é sujeito a apresentação oral e discussão;
  3. Declaração de aceitação do orientador; Os estudantes que não tiverem aprovação à UC ou não entreguem o projeto e o artigo no período definido para avaliação contínua, transitam para a época normal de exames e realizam uma prova escrita relativa aos conteúdos programáticos lecionados.

Regente da Unidade Curricular

Regente: Liliana Mota

Assistentes: Manuela Ferreira e André Silva

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